Mundial de Kite Junior foi realizado em Gizzeria, na Itália
O brasileiro Lucas Fonseca ficou com a medalha de bronze no Mundial Júnior de Fórmula Kite 2024, evento disputado em Gizzeria, na Itália. O título ficou com o suíço Gian Stragiotti, seguido pelo alemão Jan Voester. O tcheco Vojtech Koska ficou sem medalha em quatro.
As finais foram realizadas neste domingo (7). O atleta de 18 anos subiu uma posição em relação ao mesmo campeonato do ano passado na nova classe olímpica. O representante do país em Paris 2024 será o maranhense Bruno Lobo.
”Não foi o resultado que eu queria para o campeonato, então não estou terminando o campeonato satisfeito. Acho que a gente aprende com os erros, então há muitos pontos a serem observados e trabalhados. Claro, também há pontos positivos, mas acho que a princípio é isso. Foi um campeonato bom, e aprendi muito.”
Marco Aurélio, presidente da CBVela, destacou a relevância do investimento na vela jovem, que tem sido um dos pilares durante sua gestão. “Acreditamos que apoiar e desenvolver a base é fundamental para garantir o futuro da vela brasileira. Nosso foco tem sido proporcionar as melhores condições de treinamento e competição para nossos jovens atletas, e os resultados têm sido muito positivos”.
Programa Vivência Olímpica
A apenas 20 dias dos Jogos Olímpicos de Paris 2024, o Comitê Olímpico do Brasil (COB) anunciou que um grupo de jovens atletas brasileiros participará dos Jogos de uma forma especial.
Entre os 12 atletas está Lucas Fonseca. Eles foram selecionados para o programa Vivência Olímpica, que os levará para Paris a partir de 27 de julho, um dia após a Cerimônia de Abertura.
Os jovens terão a oportunidade de experimentar a atmosfera olímpica, conhecer a vila dos atletas, visitar as instalações do Time Brasil e acompanhar competições, além de participarem de palestras e bate-papos com embaixadores, atletas e treinadores.
”Que notícia maravilhosa sobre o Lucas e sua nomeação para o Programa de Vivência Olímpica! Este é realmente um grande reconhecimento do trabalho que vem sendo realizado no Programa de Vela Jovem da CBVela desde 2018”, explicou Juan Sienra, gerente de esportes da CBVela.
”A estruturação desse programa tem sido fundamental para a renovação da vela brasileira, alcançando resultados expressivos tanto no esporte quanto na massificação da modalidade. Ver um atleta como o Lucas, que certamente se beneficiou dessa iniciativa, sendo reconhecido e tendo a oportunidade de vivenciar o ambiente olímpico, é uma prova concreta do sucesso do programa”.
A CBVela acredita que essa conquista é uma inspiração para todos os jovens velejadores e reforça a importância de continuar investindo no desenvolvimento do esporte.
Sobre a CBVela
A CBVela é a representante oficial da vela esportiva do país nos âmbitos nacional e internacional. É filiada à Federação Internacional de Vela (World Sailing) e ao Comitê Olímpico Brasileiro (COB).
A vela é a modalidade com o maior número de medalhas de ouro olímpicas na história do esporte do Brasil: oito. Ao todo, os velejadores brasileiros já conquistaram 19 medalhas em Jogos Olímpicos.
A entidade foi a primeira confederação esportiva brasileira a integrar a Rede Brasil do Pacto Global da ONU e a incorporar a agenda global da sustentabilidade – a Agenda 2030, com seus 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) – ao seu planejamento estratégico.
Sobre o VelaID
Lançado em 2023, o VelaID é a principal plataforma de relacionamento entre todo o ecossistema da Vela Brasileira. A plataforma é voltada para velejadores e entusiastas que desejam estar conectados com o esporte. Entre as principais funcionalidades, a plataforma atuará como o principal HUB de eventos da entidade.
Para realizar o cadastro gratuito e conhecer os eventos da CBVela, acesse velaid.com.br
Foto: @r_hajduk