Abertura da 52ª edição do Mundial da Juventude em Búzios (RJ)

Esportes

A abertura da 52ª edição do Mundial da Juventude ocorreu no sábado (9) nas ruas de Búzios (RJ). Atletas, treinadores e familiares de 62 países participaram do desfile das bandeiras e do ritual das águas.

Representantes de cada nação levaram uma garrafa com amostra de água de seus países e a despejaram em um recipiente. Após a festa perto da Rua das Pedras, ponto turístico em Búzios (RJ), as águas foram jogadas no mar.

Lívia, catarinense que competirá ao lado de Clara Meyer na 29er, foi escolhida para representar o Brasil. Ambas estavam com os rostos pintados de verde e amarelo. O Brasil terá 13 atletas na competição.

Lívia Nogueira, que ficou em décimo na edição 2022 do Mundial em Haia, comentou: “É gratificante participar desse evento e interagir com atletas de todas as nações. Estamos bem preparadas para a disputa e para representar o Brasil. Viemos treinar muitas vezes em Búzios. Estar em casa ajuda com o idioma, é uma tranquilidade a mais.”

O Mundial da Juventude é chancelado pela World Sailing e organizado no Brasil pela CBVela, contando com mais de 400 velejadores.

O desfile das bandeiras e a cerimônia das águas animaram não apenas os atletas até 19 anos, mas também turistas e a comunidade local. Ritmistas de uma escola de samba abriram a festa, seguidos pelos atletas, enquanto o DJ Blindado tocou músicas brasileiras conhecidas internacionalmente.

Cory Seitle, vice-presidente da World Sailing, e Gugu Braga, secretário de Esporte da Prefeitura Municipal de Armação dos Búzios, abriram oficialmente a 52ª edição do Mundial da Juventude.

Outras autoridades, como o presidente do COB, Paulo Wanderley, o presidente da CBVela, Marco Aurélio de Sá Ribeiro, e os bicampeões olímpicos Torben Grael, Martine Grael e Kahena Kunze, prestigiaram a nova geração da vela.

Esta é a segunda vez que Búzios (RJ) e o Brasil sediam o Mundial da Juventude. Em 2009, a cidade viu nascer Martine Grael e Kahena Kunze, campeãs da 420.

Kahena Kunze comentou sobre a competição: “Há alguns anos, vencemos nosso primeiro Mundial juntas aqui em Búzios, na classe 420. E hoje estamos na mesma raia nos preparando para Paris 2024 na mesma sintonia e parceria! Boa sorte para todos os brasileiros e aproveitem essa semana de Mundial em casa! É muito especial.”

A competição juvenil começa nesta segunda-feira (11) com regatas para todas as classes inscritas. Serão realizadas mais de 140 provas nas três raias montadas de Manguinhos, Feia e Branca pelos clubes ICAB – Iate Clube Armação de Búzios e Búzios Vela Clube.

Os percursos serão de barla-sota e em forma trapézio, desafiando os velejadores em ventos de popa e contrários.

Equipe Brasileira de Vela Jovem:

420 Open: Lucas Freitas e Victoria Back
420 feminino: Joana Gonçalves e Gabriela Vassel
29er masculino: Guilherme Menezes e Fernando Menezes
29er feminino: Clara Meyer Cardoso e Lívia Valduga Nogueira
Nacra 15: Alex Kuhl e Alexia Buuck
ILCA 6 masculino: Felipe Fraquelli
ILCA 6 feminino: Valentina Roma
Kitesurf masculino: Lucas Fonseca
iQFoil feminino: Sofia Rocha

A Energisa é a patrocinadora oficial da Equipe Brasileira de Vela Jovem na disputa do Mundial da Juventude de Búzios 2023, por meio da Secretaria de Esporte e Lazer – Governo do Estado do Rio de Janeiro.

A marca francesa de dermocosméticos Avène é patrocinadora da CBVela – Confederação Brasileira de Vela a partir de dezembro de 2023, com duração de 13 meses.

Apoio à vela Jovem:

A vela brasileira destaca o Núcleo de Base do programa da CBVela junto ao Ministério do Esporte pelo Convênio 920223/2022. O projeto fomenta a modalidade desde o ano passado, realizando treinos na Marina da Glória, na capital fluminense, e no Clube Naval Charitas, em Niterói (RJ), para adolescentes entre 13 e 17 anos visando eventos nacionais e internacionais da Vela Jovem.

Foto: Gabriel Heusi | CBVela