Projeto da De Peito Aberto inicia novo ciclo com aulas de futebol e boxe

Esportes

Projeto da De Peito Aberto inicia novo ciclo com aulas de futebol e boxe

Oportunidade Através do Esporte promove desenvolvimento esportivo, pessoal e social de jovens em comunidades baianas. Próximo ciclo começa com expectativa de ampliação das atividades

O Projeto Oportunidade Através do Esporte completa mais um ciclo de atividades e vive a expectativa de expansão das atividades. Realizada pela De Peito Aberto com patrocínio de grandes empresas, via Lei Federal de Incentivo ao Esporte, a iniciativa tem como principal objetivo garantir o acesso ao esporte para crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade. Em Camaçari, na Bahia, dois núcleos do projeto se destacam pelas conquistas recentes: o de futebol feminino e o de boxe.

Através das modalidades, o projeto vem impactando dezenas de jovens, já que promove o desenvolvimento esportivo aliado a valores humanos essenciais. Os treinos são acompanhados por profissionais capacitados e complementados com atividades socioeducativas, como palestras e ações formativas sobre saúde, ética e convivência.

Ao longo do primeiro semestre, os participantes receberam uniformes, realizaram treinos regulares e foram envolvidos em um ambiente acolhedor, que favorece o crescimento individual e coletivo. Mais do que incentivar a prática esportiva, o projeto tem contribuído para formar cidadãos conscientes, disciplinados e confiantes. A proposta é clara: integrar esporte e educação como ferramentas para abrir novas perspectivas de vida.

No núcleo de futebol feminino, localizado em Jauá, o trabalho teve como um dos principais desafios o enfrentamento ao preconceito ainda existente em relação à modalidade.

“Como todo início do projeto tivemos muitos desafios, ainda mais por se tratar do futebol feminino, que ainda sofre certa discriminação”, afirma o treinador Manoel Jorge Barbosa do Rosário. “Mas conseguimos atingir o nosso objetivo junto à comunidade, que nos recebeu positivamente. Chegamos ao fim do ciclo atendendo muitas garotas da comunidade de Jauá e até mesmo de outras localidades”, completa.

A metodologia adotada ao longo das atividades priorizou não apenas o aprimoramento das habilidades técnicas e táticas, mas também a formação integral. O projeto buscou unir conhecimentos e valores que vão além do esporte, promovendo o desenvolvimento pessoal e social das jovens participantes.

“Durante todo o ciclo, além dos aspectos esportivos, buscamos sempre enfatizar a importância da disciplina, do respeito, do trabalho em equipe e da responsabilidade. Realizamos palestras com atividades que contribuíram para a formação das alunas, abordando temas como saúde, valores éticos e sociais”, explica Manoel.

No campo, as alunas avançaram em fundamentos essenciais para a prática do futebol.

“Tivemos muitos trabalhos de fundamentos do futebol, como passe, domínio, chute e posicionamento em campo, além de ações táticas individuais e coletivas. Houve uma evolução no desenvolvimento das atletas”, destaca o treinador. “Esperamos que no próximo ciclo possamos dar continuidade ao trabalho, introduzindo novas estratégias para elevar o aprendizado das alunas”.

A percepção das próprias participantes ajuda a dimensionar o impacto do projeto na rotina e no desenvolvimento pessoal. Em Jauá, muitas meninas que antes não tinham contato direto com a prática esportiva hoje demonstram orgulho pela evolução.

“O ciclo do futebol foi maravilhoso. Vivi coisas incríveis. Aprendemos a ter responsabilidade e compromisso. Sou muito grata ao professor Jorge por cada momento, pela sua paciência e dedicação. Estou muito ansiosa para o próximo”, afirma a aluna Ana Clara Braves, de 15 anos.

A colega Ana Júlia Santos, também de 15 anos, compartilha uma experiência semelhante. Segundo ela, os ensinamentos adquiridos ao longo dos meses vão além das quatro linhas.

“Aprendemos, com o tempo, a ter mais responsabilidade, compromisso e respeito ao próximo. Com nosso treinador Jorge, melhoramos a cada dia. Com sua paciência e dedicação, evoluímos demais no futebol”, conta a jovem.

No núcleo de boxe em Camaçari, o impacto do Projeto Oportunidade Através do Esporte também é positivo. Mais do que ensinar técnicas de luta, o projeto oferece um espaço seguro, onde os jovens podem desenvolver disciplina, foco e autoconfiança.

A modalidade tem sido um instrumento para que meninos e meninas superem desafios pessoais, fortalecendo não apenas o corpo, mas também a mente e o espírito. Sob a orientação do professor Jorlando Barbosa do Rosário, eles encontram motivação para crescer e se transformar.

“Sou muito grato ao projeto pela oportunidade de fazer parte desta equipe. Já venho de outros ciclos e continuo aprendendo cada vez mais. O projeto segue um padrão que me agrada muito. Os coordenadores são amigos e estão sempre dispostos a ajudar e tirar dúvidas que venham a surgir”, destaca Jorlando.

A dedicação do professor é reconhecida pelos próprios alunos, que veem no boxe um caminho para evoluir. Os participantes relatam mudanças significativas em seu comportamento, autoestima e motivação. Kathleen Cruz de Souza, de 15 anos, destaca a importância da disciplina e do ambiente acolhedor oferecido nas aulas.

“Sinto que me desenvolvi bastante nos requisitos do comportamento disciplinar e respeito ao próximo”, afirma. “O projeto é muito bem desenvolvido e o professor é maravilhoso. As palestras são ótimas para o conhecimento geral em nossa vida, e as aulas são muito boas. Nelas conheci novas pessoas, fiz amigos e obtive conhecimento sobre uma ótima modalidade. Não tem do que se reclamar!”

Já para Lorena Oliveira Araújo, de 14 anos, o boxe teve papel essencial no fortalecimento da confiança pessoal.

“Antes eu era insegura, e hoje me sinto mais forte, determinada e confiante”, diz. “Sou muito grata por essa chance e por tudo que o professor tem feito por nós. O boxe mudou minha vida!”, comemora a jovem.

Com a conclusão do ciclo, o Projeto Oportunidade Através do Esporte já se prepara para iniciar um novo período de atividades. A expectativa é consolidar os avanços alcançados e ampliar ainda mais o número de jovens atendidos.

Para Hagmar Madeira, um dos fundadores da De Peito Aberto, o sucesso só é possível graças ao apoio institucional e à confiança dos patrocinadores.

“Quero, primeiramente, agradecer o apoio das empresas que acreditam no nosso trabalho. Sem esse incentivo, não seria possível seguir levando esporte, educação e transformação social para os jovens beneficiados pelo Projeto Oportunidade Através do Esporte”, afirma. “Acreditamos que o esporte tem o poder de transformar vidas, e nosso objetivo é criar um ambiente onde essas crianças possam desenvolver habilidades, confiança e disciplina”.

Além de fornecer uniformes, o Projeto Oportunidade Através do Esporte oferece treinamentos, aulas e atividades transversais, buscando integrar os valores do esporte na formação dos alunos e incentivar a disciplina, o trabalho em equipe e a autoestima.

As inscrições para os projetos da De Peito Aberto são divulgadas nas redes sociais e no site da instituição: www.depeitoaberto.org.br

Foto: Divulgação