Brasileiras se destacam como as melhores do mundo na categoria Wellness
As mulheres foram o destaque do Mr. Olympia Brasil Expo, o maior evento de fisiculturismo do Brasil, realizado no Distrito Anhembi, em São Paulo (SP). Consideradas as melhores do mundo na categoria Wellness, as atletas profissionais brasileiras protagonizaram uma disputa acirrada neste sábado (19), encantando o público a cada pose.
O título ficou com a catarinense Gisele Machado, seguida pela acreana Andreia Gadelha e pela canadense Kass Gillis. A campeã alcançou a quinta colocação na semana passada em Las Vegas, nos EUA, durante o Mr. Olympia, considerado a “Copa do Mundo” da modalidade. No evento internacional, as brasileiras marcaram presença no pódio, com Isa Pereira conquistando o título.
A categoria Wellness é voltada para mulheres que buscam desenvolver um corpo com baixo percentual de gordura e proporções equilibradas, preservando curvas e traços femininos. As competidoras usam biquínis de duas peças que cobrem no mínimo ⅓ do glúteo, além de saltos altos específicos.
“A categoria feminina, especialmente as brasileiras, se destaca, pois temos um biotipo propício para a categoria Wellness, que nasceu aqui no Brasil. São pernas e glúteos mais volumosos, que fazem a diferença”, comentou Gisele Machado, que atualmente vive em Dubai.
“Com os nossos resultados, deveria haver muito mais valorização para a categoria feminina, tanto financeiramente quanto em termos de exposição na mídia”, acrescentou a campeã.
Para Tamer El Guindy, CEO da Musclecontest, o próximo Mr. Olympia promete competições ainda mais acirradas entre as mulheres, não apenas na Wellness, mas também nas categorias Bikini, Women’s Physique e Figure.
“O nível deve aumentar ainda mais no próximo ano, sem dúvida. Uma atleta que foi quinta colocada mundial venceu aqui, e isso eleva o nível das demais competidoras. Achei que o evento superou nossas expectativas, tanto pela qualidade das atletas quanto pelo público presente, que está incrível”, afirmou.
A competição é organizada pela Musclecontest em parceria com o Savaget Group. Ao todo, serão distribuídos 21 Pro Cards aos atletas.
Antes do show das mulheres, os atletas da categoria 212 subiram ao palco do Anhembi para premiar os profissionais que competem com um peso máximo de 212 libras, aproximadamente 96 kg. A conquista deste ano foi para o baiano Vitor Porto, que, assim como Gisele Machado, ficou em quinto lugar no Olympia de Las Vegas. Ele completou o pódio ao lado de Elivelton Morais e Drey Pereira.
“É uma sensação indescritível ser o vencedor. Foi uma surpresa para muitos eu ter alcançado a quinta colocação nos EUA, poucos esperavam. O trabalho foi muito intenso para conquistar esse resultado em uma competição de nível tão alto. Toda honra a Deus”, disse Vitor Porto.
A principal atração do evento é o acreano Ramon Dino, que realizou a pesagem oficial na categoria classic physique na sexta-feira (18) e está confirmado para a disputa do título neste domingo (20).
Assista as disputas do primeiro dia – https://www.youtube.com/watch?v=z5iAiuM9PMI
O evento ainda contará com outras modalidades, como strongman, pillow fight, power bíceps, luta de braço e para jiu-jitsu. Um dos destaques foi o campeonato que premiou a força dos atletas em máquinas de supino e levantamento de peso com bíceps.
O curitibano Stallone Lima venceu três competições neste Mr. Olympia Brasil Expo, que foram supino com equipamento, supino livre e power bíceps. ”Eu venho de lesão e quase que eu não conseguia competir, mas a gente que é atleta nunca desiste, né? Então eu coloquei a vitória na cabeça e acabou dando tudo certo”.
O Pillow Fight Championship, a chamada luta de travesseiros, levou diversão e criatividade ao Anhembi. Os lutadores concorrem a um prêmio de 2 mil dólares e um cinturão, nas modalidades, feminina e masculina e mais 200 dólares na modalidade kids.
”Buscamos a participação de um maior número de lutadores e lutadoras, bem como o apoio de novos patrocinadores, para que este novo esporte, seja conhecido e cresça ainda mais em todo o Brasil, aumentando o número de federações”, contou a presidente da Federação de Pillow Fight, Jessica Costa.
O pavilhão do Anhembi tem 11.314 metros quadrados, e o teatro onde ocorrem os shows de bodybuilding conta com 3.198 m², com capacidade para receber mais de 2.500 pessoas.
Foto: Gibajr360 | Musclecontest