L´Étape Rio tem inscrições remanescentes e percurso ainda mais encantador

Esportes

Principal competição de ciclismo de estrada do Rio de Janeiro deve reunir 2.100 atletas no dia 30 de junho

Diante da alta procura, a organização do L’Étape Rio de Janeiro by Tour de France prorrogou em uma semana as inscrições para a prova de 2024. Assim, os interessados têm até esta segunda-feira (17) para inscreverem-se. 

Até a última sexta-feira (14), mais de 1.800 ciclistas já tinham se inscrito na competição. O L’Étape Rio de Janeiro by Tour de France espera mais 300 novos nomes nesses últimos dias. A largada será às 6h, na Marina da Glória, um dos principais pontos turísticos da Cidade Maravilhosa, o Rio de Janeiro (RJ).

Aliás, o percurso do L’Étape Rio de Janeiro passará por um visual ainda mais encantador. Os ciclistas escolherão entre o percurso curto (59 km) e longo (102 km), ambos com chegada na própria Marina da Glória. 

“O novo percurso do RJ tem a subida da Vista Chinesa, passando pela Mesa do Imperador. É uma das subidas mais famosas da cidade, tanto por ser um ponto turístico, mas também por poder pedalar em uma estrada de altíssima qualidade dentro de um parque nacional encrostado na cidade do Rio de Janeiro. Agora, o percurso ficou ainda mais dinâmico. Todos os atletas sobem lá e descem a outra face da montanha, chegando na Praia de São Conrado. Essa dinâmica melhorou ainda mais a prova, fazendo com que ainda mais ciclistas se interessem por fazer a prova”, analisou Fernando Cheles, Diretor Técnico e Operações L’Etape Brasil by Le Tour de France. 

Esta será a quarta edição do L’Étape Rio de Janeiro. Atualmente, o calendário da prova no Brasil tem ainda competição em Cunha (SP) e Campos do Jordão (SP). Em 2024, já foi realizada a primeira etapa, mas as inscrições para a terceira seguem abertas. A largada em Campos do Jordão será em 29 de setembro. Até lá, o foco dos ciclistas está em fazer bonito e apreciar o bonito Rio de Janeiro (RJ). 

“Fora isso, o evento também ganhou um acréscimo importante, que é a possibilidade de pedalar no elevado das bandeiras, que conecta São Conrado à Barra da Tijuca e tem cerca de 70, 80 metros acima do nível do mar. E é um local que não pode se pedalar em dias normais”, completa Fernando Cheles. 

Sobre o L’Étape Brasil

O L’Étape Brasil by Tour de France é uma das provas mais importantes do ciclismo amador do país. Em 2024, completa dez anos no país e terá três etapas: em Cunha, em abril, no Rio de Janeiro em junho, e em Campos do Jordão, em setembro.

O evento possui 30 etapas espalhadas pelo mundo. Entre os países que recebem as etapas amadoras estão México, Canadá, Colômbia, República Tcheca, Dinamarca, França, Equador, Grécia, Brasil, Indonésia, Bolívia, Estados Unidos, Espanha, Romênia, Eslovênia, Eslováquia, Suíça, Portugal, Holanda, Bulgária, Chipre, Malásia e Tailândia.

O Tour de France é a mais tradicional prova do ciclismo de estrada mundial, assim como o maior evento esportivo anual do mundo. Criado em 1903, o Tour de France reúne a nata do ciclismo: somente os melhores do mundo podem percorrer os 3.600 km da competição. É um evento de 22 dias (sendo apenas 2 dias de descanso para os atletas) que acontece sempre ao longo do mês de julho.

Foto: Divulgação