Já confirmado para 2026, o evento foi realizado em Bom Retiro e teve participantes de 25 cidades de Santa Catarina, assim como representantes de outros estados, unindo esporte, turismo e cultura do vinho, com confraternização e cerimônia de premiação em um cartão postal, o Caminho das Nuvens
Agosto, 2025 – A Wine Run fez sua estreia na Serra Catarinense neste sábado (9) com toda a beleza da região. Se a neve só ameaçou cair, a temperatura entre 2 e 8 graus levou para a prova – um dos principais eventos temáticos de corrida de rua – todo o clima do inverno em Santa Catarina, em um dia de muita disputa e confraternização. Corrida terminada, elogios de todos e a confirmação de que voltará em 2026.
A prova foi realizada na Vinícola Thera, na cidade de Bom Retiro, e reuniu atletas de 25 municípios catarinenses, além de representantes do Rio Grande do Sul, Paraná, São Paulo, Distrito Federal, Goiás, Mato Grosso do Sul, Bahia e Rio Grande do Norte.
Assim, a edição inédita da Wine Run em Santa Catarina, foi destaque não só em Bom Retiro e nos municípios vizinhos – Urubici, Lages e São Joaquim -, mas no estado como um todo, com participantes também de Florianópolis, Correia Pinto, São José, Jaraguá do Sul, Palhoça, Itajaí, Entre-Ijuís, Itapema, Balneário Camboriú, Blumenau, Concórdia, Águas de Chapecó, Ipira, Santo Amaro da Imperatriz, Joinville, Brusque, Criciúma, Joaçaba, Tubarão, Rio do Sul, São Pedro de Alcântara e Otacílio Costa.
Além da disputa em si, o evento movimentou o turismo de Bom Retiro e Urubici, seja nos restaurantes e pousadas, seja nos passeios e comércio. “O evento foi um sucesso, fomos super bem recebidos na Serra Catarinense e a Wine Run já está confirmada para 2026”, afirmou Sérgio Oprea, da Destination Races, organizadora da Wine Run.
Os competidores enfrentaram um percurso de terra batida, margeando vinícolas, com toda a beleza da serra, contato com a natureza e ar puro. E com o desafio das baixas temperaturas, para os corredores que gostam desse tipo de aventura. Sem falar no visual de montanhas e vales com presença de Mata Atlântica, em uma região conhecida pelos vinhos de altitude, com características únicas, em altitudes acima de 900 metros do nível do mar.
Os vencedores – A Wine Run contou com as distâncias de 21.2K (distância principal de Meia Maratona), 10.6K e Caminhada de 5K. Todos os inscritos que terminaram a prova receberam medalhase foram entregues troféus aos melhores colocados.
A vitória nos 21,2K masculino foi de Daner Marion, de 42 anos, com 1h49min29. No feminino, primeiro lugar para Judith May, de 55 anos, com 1h59min58. Na Dupla Mista, primeira colocação para Reges de Lima Dias e Lenise Dias, com 57min44seg. Na arena de chegada, os competidores participaram do “Brunch da Wine”, com diversas comidas e bebidas regionais.
Já a cerimônia de premiação, com entrega dos troféus aos primeiros colocados de cada categoria, foi na Sunset Wine Run Party, em um cartão postal da Serra Catarinense, o Caminho das Nuvens, na cidade de Bom Retiro, em parceria com o renomado restaurante Nuvem Gourmet, com a presença do DJ KRYZ e vinhos da Serra Catarinense. Um final de evento com lindas paisagens e muita festa.
Circuito Wine Run – Após a inédita prova em Santa Catarina, a Wine Run terá, em novembro, no dia 8, a Wine Run – Caminhos de Pedra, na Serra Gaúcha, onde já está consolidada – em maio foi realizada também a Wine Run – Vale dos Vinhedos. Em dezembro, no dia 13, o circuito cruza a fronteira e fará sua estreia no Uruguai, na Wine Run – Punta del Este & José Ignacio.
A Wine Run Serra Catarinense teve o apoio da Vinícola Thera – Bom Retiro, Secretaria de Turismo de Bom Retiro, Secretaria de Turismo de Urubici, Vinhos de Altitude, Revista Adega, Caminho das Nuvens, Urupema Vinhos Altitude, Lugano, Água da Pedra, Elev, Nuvem Gourmet, Vinícola Santa Luzia, Casa dos Vinhos e Vinícola Serra do Sol. Foto oficial Foco Radical.
Mais informações:
@winerunbrasil
www.winerun.com.br
Foto: Divulgação