sailing energy

Vela do Brasil tem maior número de vagas para Paris 2024 na América Latina

Esportes

Equipe Brasileira de Vela confirmou 12 barcos nos Jogos Olímpicos. Anúncio oficial será nesta quinta-feira (2)

A Equipe Brasileira de Vela pode ter a maior delegação da América Latina em Paris 2024. Após a Last Chance Regatta, em Hyères, na França, os últimos países confirmaram suas vagas para a disputa na raia de Marselha.  O anúncio oficial dos classificados será feito nesta quinta-feira (2) em uma live promovida pela CBVela – Confederação Brasileira de Vela.

O Brasil teve sua última definição na 49er, com o terceiro lugar de Marco Grael e Gabriel Simões na Last Chance Regatta, em Hyères, na França, mas acabou ficando sem representantes no IQFoil Feminino e no Fórmula Kite Feminino.

Com 12 qualificações, o país empatou com Austrália, Nova Zelândia e Itália. Essas nações estão atrás apenas de Estados Unidos, Espanha e China com 13. A França, país sede, a Alemanha e o Reino Unido atingiram o máximo de vagas por país. A delegação brasileira entre os países da América Latina supera a Argentina com seis vagas. Chile, México, Peru e Uruguai têm duas.

O Time Brasil já tem garantido oficialmente Martine Grael e Kahena Kunze, na 49erFX, Bruno Lobo no Fórmula Kite, e Mateus Isaac na IQFoil. A Equipe Brasileira de Vela tem vaga garantida do país na ILCA 6, ILCA 7, Nacra 17, 49er e 470 misto.

”É importante destacar também o papel fundamental da Confederação Brasileira de Vela no desenvolvimento e apoio aos atletas, proporcionando condições para que alcancem seu melhor desempenho nos eventos internacionais. O termo de fomento à vela olímpica é um exemplo claro desse compromisso com a excelência esportiva”, disse Marco Aurélio de Sá Ribeiro, presidente da CBVela.

Na live do dia 2 de maio, às 19h, serão anunciados os nomes dos atletas que integrarão a Equipe Olímpica de Vela do Brasil nos Jogos de Paris 2024. O anúncio será feito no canal oficial da CBVela no Youtube.

Estarão presentes, além de Marco de Sá Ribeiro, o chefe da delegação, Walter Boddener, o head coach, Torben Grael, o diretor-técnicos, Cláudio Biekarck e o Rules Advisor, Ricardo Lobato.

A vela é a modalidade que mais deu medalhas de ouro para o Brasil na história dos Jogos Olímpicos. Foram oito ouros conquistados ao todo. O atletismo, segundo colocado no quesito, tem cinco. Ao todo, a modalidade rendeu 19 medalhas olímpicas para o país. A Equipe Brasileira de vela sobe ao pódio olímpico sem falhar desde Atlanta 1994. 

Parte dos atletas participam de eventos internacionais apoiados pelo termo de fomento à vela olímpica com parceria da CBVela. O objetivo é a preparação da Equipe Olímpica Principal de Vela e participação nos campeonatos internacionais. O número do convênio é 930972/2022.

Medalhas olímpicas brasileiras

Ouro

Moscou 1980: Eduardo Penido e Marcos Soares (470)
Moscou 1980: Alexandre Welter e Lars Björkström (Tornado)
Atlanta 1996: Robert Scheidt (Laser)
Atlanta 1996: Marcelo Ferreira e Torben Grael (Star)
Atenas 2004: Robert Scheidt (Laser)
Atenas 2004: Marcelo Ferreira e Torben Grael (Star)
Rio 2016: Martine Grael e Kahena Kunze (49er)
Tóquio 2020: Martine Grael e Kahena Kunze (49er)

Prata

Los Angeles 1984: Torben Grael, Daniel Adler e Ronaldo Senfft (Soling)
Sydney 2000: Robert Scheidt (Laser)
Pequim 2008: Bruno Prada e Robert Scheidt (laser)

Bronze

Cidade do México 1968: Burkhard Cordes e Reinaldo Conrad (Flying Dutchman)
Montreal 1976: Peter Ficker e Reinaldo Conrad (Flying Dutchman)
Seul 1988: Torben Grael e Nelson Falcão (Star)
Seul 1988: Clinio Freitas e Lars Grael (Tornado)
Atlanta 1996: Kiko Pelicano e Lars Grael (Tornado)
Sydney 2000: Marcelo Ferreira e Torben Grael (Star)
Pequim 2008: Fernanda Oliveira e Isabel Swan (470)
Londres 2012: Bruno Prada e Robert Scheidt (star)

Sobre a CBVela

A CBVela é a representante oficial da vela esportiva do país nos âmbitos nacional e internacional. É filiada à Federação Internacional de Vela (World Sailing) e ao Comitê Olímpico Brasileiro (COB).

A vela é a modalidade com o maior número de medalhas de ouro olímpicas na história do esporte do Brasil: oito. Ao todo, os velejadores brasileiros já conquistaram 19 medalhas em Jogos Olímpicos.

A entidade foi a primeira confederação esportiva brasileira a integrar a Rede Brasil do Pacto Global da ONU e a incorporar a agenda global da sustentabilidade – a Agenda 2030, com seus 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) – ao seu planejamento estratégico.

Sobre o VelaID

Lançado em 2023, o VelaID é a principal plataforma de relacionamento entre todo o ecossistema da Vela Brasileira. A plataforma é voltada para velejadores e entusiastas que desejam estar conectados com o esporte. Entre as principais funcionalidades, a plataforma atuará como o principal HUB de eventos da entidade.

Para realizar o cadastro gratuito e conhecer os eventos da CBVela, acesse velaid.com.br

Foto: Sailing Energy