Shimano faz balanço das ações de apoio ao ciclismo em 2023

Esportes

Marca líder mundial em componentes para bike promoveu ações e eventos que impactaram tanto o mercado como o público e planeja fazer mais em 2024

Atender ao mercado biker com qualidade e ajudar a integrar o universo do pedal às diferentes camadas da sociedade, sejam ligadas à modalidade como esporte, mobilidade urbana ou lazer. Em 2023, a Shimano cumpriu seu propósito e já iniciou o movimento para seguir em frente no ano de 2024, trabalhando para chegar ainda mais longe.

O volume de ações e os números de cada atividade comprovam a força do trabalho da Shimano no Brasil. O principal case de sucesso é o Shimano Fest, que bateu todos os recordes na edição 2023. O maior festival dedicado à cultura da bicicleta da América Latina recebeu 50.250 visitantes ao longo de quatro dias, no Memorial da América Latina, em São Paulo, um crescimento de 5% em relação a 2022, quando reuniu 48 mil pessoas. O volume de negócios superou as expectativas. Com 130 expositores e 230 marcas de bicicletas nacionais e internacionais, movimentou R$ 59 milhões, aumento de 30% se comparado aos R$ 45 milhões do evento anterior.

O local e as datas do evento em 2024 já estão definidos. O palco será novamente o icônico Memorial da América Latina, na Barra Funda em São Paulo, entre 15 e 18 de agosto, sempre com entrada grátis. “É possível afirmar que Shimano Fest é a ponta do iceberg principalmente em termos de impacto e visibilidade. Contudo, o conjunto de nossas ações e atividades formam uma base sólida dentro da atuação da Shimano no Brasil”, afirma Susana Martin, gerente de marketing da Shimano Latin America.

Mais de 40 mil ciclistas impactados – Os números do Suporte Neutro Shimano ajudam a comprovar as palavras da gerente de marketing. O investimento no apoio mecânico a todos os atletas inscritos em competições de diferentes modalidades do ciclismo, independente da marca da bicicleta, componentes e patrocinadores englobou 53 eventos, que impactaram diretamente um público superior a 40 mil pessoas. Além disso, a Shimano realizou 54 treinamentos, capacitando mais de 1.100 profissionais. Em lojas oficiais Shimano, foram 29 participações.

Ao longo de 2023, a Shimano também investiu em ações diversificadas e diferenciadas. Para ajudar a sensibilizar a sociedade para a importância da adoção de comportamentos mais seguros no trânsito, a Shimano apoiou a Secretaria de Trânsito e a CET-SP junto ao Movimento Maio Amarelo atuando na capital paulista e também no interior, com o serviço de apoio mecânico básico, com apoio gratuito aos usuários das ciclovias.

No tradicional passeio ciclístico Pedal das Capivaras – Pela despoluição de Rios e Mares, criado pela Shimano há 13 anos na capital paulista, a edição de 2023 reuniu 160 ciclistas para um pedal de 10km pela Ciclovia do Rio Pinheiros. Além disso, promoveu um evento de coleta de lixo com crianças na Praia da Enseada, no Guarujá.

Na véspera do Dia das Crianças, a Shimano fez a diferença na Creche Iracema Garcia – Estrela Maior, localizada em Queimados, região periférica do Rio de Janeiro, com a doação de balance bikes (bicicletas sem pedal) da marca Btwin, doadas pela Shimano à Associação Pedala Queimados, que trabalha para promover transformação social por meio da bicicleta, tornando os espaços urbanos mais humanos, justos, igualitários e sustentáveis.

Em dezembro, a empresa ainda realizou a doação de peças e componentes da marca para o Orfanato Lar Nossa Sra. Aparecida (Lar Cocuzzi), localizado em Parelheiros, São Paulo, que se dedica a cuidar de crianças em situação de risco. O Lar Cocuzzi é famoso por incentivar os pequenos a pedalar e mantém uma equipe de jovens ciclistas, da qual já saíram grandes campeões como Sabrina Oliveira (Calo Henrique Avancini Team), Luiz Henrique Cocuzzi e Luiza Cocuzzi.

“Acreditamos que podemos fazer sempre mais, seja em prol do mercado, para auxiliar no desenvolvimento da cultura da bicicleta e para colaborar com causas sociais e ambientais. E seguiremos com esse propósito em 2024. A Shimano continuará sendo um parceiro do Brasil”, completa Susana Martin.

Mais informações:
site: bike.shimano.com/pt-BR
media.shimanolatam.com/pt-BR
instagram: @shimanobrasil
fanpage: facebook.com/ShimanomtbBrasil/

Foto: Gustavo Maciel / Shopping Market Place