Ícone da Marinha do Brasil faz 25 anos em 2025 e ganha honraria no maior evento de vela da América do Sul.
A 52ª Semana Internacional de Vela de Ilhabela Daycoval, programada para o período de 19 a 26 de julho de 2025, contará com uma presença ilustre: o Navio-Veleiro Cisne Branco, ícone da Marinha do Brasil, será o barco homenageado desta edição. O navio completa 25 anos de história nesta temporada e retornará às águas de Ilhabela como símbolo da tradição naval brasileira.
Construído pelo estaleiro Damen Oranjewerf, em Amsterdã (Holanda), o Cisne Branco teve sua quilha batida em novembro de 1998, foi lançado ao mar em agosto de 1999 e entregue oficialmente à Marinha do Brasil em fevereiro de 2000. Sua incorporação ocorreu em março daquele ano, durante as comemorações dos 500 anos do Descobrimento do Brasil, com uma histórica viagem inaugural de Lisboa a Porto Seguro, recriando a rota de Pedro Álvares Cabral.
Com 76 metros de comprimento e 31 velas, o Cisne Branco é uma embarcação de representação diplomática e formação naval, participando de regatas internacionais, eventos culturais e missões de instrução de aspirantes, alunos do Colégio Naval e aprendizes-marinheiros.
“Recebemos com grande honra e profundo sentimento de reconhecimento a homenagem prestada ao Cisne Branco. Para nós, essa deferência simboliza a sólida conexão entre a tradição naval brasileira e a comunidade náutica”, afirmou o Almirante Marco Antonio Ismael Trovão de Oliveira, comandante do 8º Distrito Naval em São Paulo.
A participação da Marinha do Brasil na Semana Internacional de Vela de Ilhabela vai muito além do apoio logístico e institucional. A atuação da Força é fundamental para garantir a segurança da navegação, a fiscalização das normas do tráfego aquaviário e a preservação do meio ambiente marinho durante as competições.
“É uma demonstração concreta do seu papel como guardiã da Amazônia Azul, promotora da cultura do mar e parceira estratégica no fortalecimento da mentalidade marítima nacional”,.
“A SIVI representa muito mais do que um evento esportivo. É uma celebração da cultura marítima, do espírito de equipe, da excelência esportiva e da conexão do Brasil com o mar”, destacou o Almirante Trovão.
A tradicional Regata Alcatrazes, ponto alto da programação da SIVI Daycoval, também carrega com orgulho o nome da Marinha do Brasil. “Atuamos com empenho no controle da área marítima, na inspeção naval e na garantia de um evento seguro e respeitoso às normas de navegação”, disse o Almirante Trovão.
Em edições anteriores, o Cisne Branco já participou ativamente da Semana de Vela, inclusive dando a largada com tiros de canhão de salva, como ocorreu na 50ª edição. Em 2025, o retorno do navio à Ilhabela reforça não apenas sua ligação histórica com o evento, mas também o papel estratégico da Marinha na promoção da mentalidade marítima, no incentivo à prática da vela e na valorização das tradições do mar.
O Navio-Veleiro “Cisne Branco” cumpre um papel fundamental na representação da Marinha do Brasil e do País em eventos navais e diplomáticos ao redor do mundo. Em continuidade a essa missão, continuará a participar de grandes regatas internacionais, jornadas de instrução e eventos culturais e diplomáticos.
Como parte dessas ações, o navio vem acompanhando, desde sábado (12/4), o velejador Aleixo Belov em sua expedição rumo à Sibéria, até o momento da despedida nas proximidades da Boca da Barra, na Baía de Todos-os-Santos.
Resultados de 2024
Sobre o Banco Daycoval
O Banco Daycoval é uma Instituição financeira com 55 anos de experiência, especializado no segmento de créditos e serviços para empresas, com atuação relevante também no varejo, através de operações de crédito consignado, financiamento de veículos, câmbio turismo e investimentos.
Com sede em São Paulo (capital), o Banco possui 3.609 colaboradores distribuídos entre a matriz, 50 agências em todo País e mais de 250 pontos de atendimento.
Foto: Marco Yamin
—
Entre em contato com a equipe On Board Sports:
Flávio Perez
flavio@onboardsports.net
+55 11 99949-8035
www.onboardsports.net