Piloto da Nissan venceu a final contra Robin Frijns e conquistou os primeiros três pontos da montadora japonesa nesta temporada
Oliver Rowland, da Nissan, conquistou a Julius Baer Pole Position no treino que definiu o grid de largada da corrida 2 de Diriyah neste fim de semana, pela 10ª temporada do Campeonato Mundial ABB FIA Fórmula E, enfrentando Robin Frijns, da Envision Racing, em uma final emocionante.
“Foi por isso que voltei”, disse o piloto britânico da Nissan no rádio depois de estabelecer um tempo de volta impressionante de 1min10s055 – a volta mais rápida deste fim de semana da Fórmula E em Diriyah.
Até o momento a melhor posição de Rowland nesta temporada é o 14º lugar, e os três pontos conquistados pela Julius Baer Pole Position são os primeiros dele nesta edição do mundial. E apesar de largar na posição mais desejada do grid, uma estatística incomum surge para diminuir a expectativa de vitória da Nissan: o pole position não venceu nenhuma das últimas seis corridas aqui em Diriyah.
No Grupo A, duas surpresas: o franco-argentino Sacha Fenestraz foi o mais rápido, superando o problema de suspensão que o obrigou a abandonar a corrida 1 de Diriyah na sexta. Robin Frijns (Envision Racing) conseguiu avançar para os playoffs com o segundo melhor tempo, seguido pelos dois carros da DS Penske, Jean-Eric Vergne e Stoffel Vandoorne.
A outra surpresa foi a eliminação de Mitch Evans ainda na fase de grupos. Presença constante nos playoffs, o neozelandês terminou o Grupo 1 na 7ª posição. Os dois carros da TAG Heuer Porsche também ficaram de fora dos duelos, com o líder do campeonato Pascal Wehrlein em quinto e Antonio Félix da Costa na 11ª e última posição.
Assim como no Grupo 1, no Grupo 2 a Nissan também foi a mais rápida, com Oliver Rowland. Ao contrário de Evans, Nick Cassidy conseguiu avançar para os playoffs com o segundo melhor tempo do grupo. Jake Hughes (NEOM McLaren) ficou em terceiro, e a grande surpresa foi o estreante da temporada, Jehan Daruvala, que avançou com o quarto tempo, graças a batida de Sebastien Buemi (Envision Racing) no minuto final da sessão que ocasionou uma bandeira vermelha e encerrou o treino quando a maioria dos pilotos ainda estavam em volta lançada.
Por conta desta forte batida que destruiu boa parte do GEN3 da Envision, Buemi não participará da corrida 2 de Diriyah, encerrando de forma abrupta o seu fim de semana em Diriyah.
Os brasileiros ficaram na fase de grupos. Após ter anotado seus primeiros dois pontos nesta temporada na corrida 1 em Diriyah, Sérgio Sette Câmara ficou em sexto no grupo 2. Já Lucas di Grassi (ABT Cupra) foi o último colocado entre os 11 que participaram do grupo 2.
Nas quartas de final, Frijns derrotou Jean-Eric Vergne, enquanto a outra DS Penske, de Stoffel Vandoorne, levou a melhor contra Sacha Fenestraz. Cassidy não deu chances para Hughes, enquanto Rowland não teve dificuldades para vencer Daruvala.
Nas semifinais, Frijns novamente levou a melhor contra um DS Penske, eliminando Vandoorne. Na outra semifinal, Rowland mostrou que a Nissan está rápida e venceu um duelo espetacular contra Cassidy.
Na final, Frijns encarou Rowland no deserto pela pole position. A primeira pole da carreira de Frijns veio com Envision em Diriyah em 2021, mas não foi desta vez que ele alcançou a segunda pole na carreira na Fórmula E, já que o piloto da Nissan não deu chances e cravou um ótimo tempo.
Confira como ficou o grid de largada para a corrida 2 de Diriyah:
1º Oliver Rowland – Nissan
2º Robin Frijns – Envision Racing
3º Nick Cassidy – Jaguar TCS Racing
4º Stoffel Vandoorne – DS Penske
5º Jehan Daruvala – Maserati MSG Racing
6º Jake Hughes – NEOM McLaren
7º Sacha Fenestraz – Nissan
8º Jean-Eric Vergne – DS Penske
9º Sérgio Sette Câmara – ERT Formula E
10º Pascal Wehrlein – TAG Heuer Porsche
11º Sébastien Buemi – Envision Racing ( lugar ficará vazio no grid)
12º Maximilian Günther – Maserati MSG Racing
13º Sam Bird – NEOM McLaren
14º Mitch Evans – Jaguar TCS Racing
15º Jake Dennis – Andretti
16º Dan Ticktum – ERT Formula E
17º Nico Müller – ABT Cupra
18º Nyck de Vries – Mahindra Racing
19º Edoardo Mortara – Mahindra Racing
20º Norman Nato – Andretti
21º Lucas di Grassi – ABT Cupra
22º Antonio Félix da Costa – TAG Heuer Porsche
Sobre a Fórmula E e ‘ABB FIA Formula E World Championship’:
Primeiro campeonato mundial elétrico da FIA – Federation Internationale de l’Automobile, a Fórmula E desponta como único esporte neutro em carbono da história, certificado desde a concepção.
O Campeonato Mundial ABB FIA de Fórmula E realiza corridas eletrizantes ao redor das cidades mais icônicas do mundo, onde tornou-se importante plataforma internacional para o desenvolvimento da tecnologia de veículos elétricos e a promoção da mobilidade limpa, através do automobilismo de alta-performance.
Na Fórmula E, equipes e parceiros unem-se pela paixão ao esporte e pela crença no potencial para acelerar o progresso sustentável, criando um futuro melhor para as pessoas e para o planeta.
Informações à imprensa: media@fiaformulae.com
Sobre a ABB:
A ABB é líder tecnológica em eletrificação e automação, permitindo um futuro mais sustentável e eficiente. As soluções da empresa conectam conhecimento de engenharia e software para otimizar processos de fabricação, transporte, alimentação e operação. Com mais de 130 anos de excelência, os cerca de 105.000 funcionários da ABB atuam comprometidos em impulsionar inovações que acelerem a transformação industrial.
Foto: FIA Fórmula E