Muito além do fisiculturismo: Arnold Sports Festival South America reúne mais de 20 modalidades esportivas

Esportes

Evento multidesportivo, que será realizado entre os dias 4 e 6 de abril, no Expo Center Norte, em São Paulo (SP), terá competições que testam a força extrema, como strongman e power bíceps

Marcado entre os dias 4 e 6 de abril, no Expo Center Norte (Rua José Bernardo Pinto, 333, Vila Guilherme), em São Paulo (SP), o Arnold Sports Festival South America 2025 promete ser um verdadeiro parque de diversões para atletas, demais profissionais da área e entusiastas do esporte.

Organizado pela Savaget Group e considerado o maior evento multiesportivo da América Latina, o festival vai muito além do fisiculturismo, oferecendo competições e demonstrações de mais de 20 modalidades. Algumas delas pouco conhecidas pelo público em geral. A programação inclui desde esportes tradicionais, como boxe e karatê, até modalidades que testam a força extrema, caso do strongman e do power bíceps. São esperados mais de 10 mil competidores e 100 mil visitantes, nos três dias do evento que leva a assinatura da lenda do esporte, Arnold Schwarzenegger.

A inclusão também será um dos pilares do festival, com espaços dedicados ao esporte paralímpico e ao parajiu-jítsu, reforçando a importância da acessibilidade esportiva, com direito à vivência prática. Segundo Ana Paula Leal Graziano, CEO da Savaget Group, há modalidades para todos os gostos e idades. “Teremos casa cheia diariamente, com pessoas prestigiando cada uma das competições. É certo que o fisiculturismo, por conta da popularidade e dos diversos ídolos que produz, chama muita atenção. Mas, certamente, há comunidades esportivas que estarão lá torcendo e acompanhando o surgimento de talentos em outras modalidades”, diz ela.

Paralelamente às competições, o público terá acesso à maior feira de nutrição esportiva, de equipamentos e de moda fitness da América Latina. São mais de 220 marcas expositoras.

Algumas modalidades diferentes confirmadas no Arnold Sports Festival South America:

Calistenia: competição que avalia aptdões físicas como força e resistência muscular, durante a execução de exercícios como flexões de braços, barras fixas e agachamentos. 

Jump rope: disputa de pular corda de diversas maneiras, individulamente ou em equipe. OK

Luta de braço: popularmente conhecida como braço de ferro ou queda de braço, é uma competição em que dois atletas, com um dos cotovelos apoiados em uma superfície plana, enlaçam mãos e punhos. Vence o que leva o braço do adversário para o lado, fazendo com que toque totalmente a superfície. 

Mas wrestling: esporte de origem russa em que dois competidores, sentados de frente para o outro, apoiam os pés em uma tábua e puxam um bastão de madeira, trazendo o oponente para o seu lado. Vence quem ficar com o bastão ou deslocar o adversário.OK

Power bíceps: testa a força de bíceps dos participantes, geralmente através do levantamento de peso. 

Wushu sanda: arte marcial chinesa que combina técnicas de combate corpo a corpo, incluindo chutes, socos e projeções. 

Strongman amador e profissional: competição de força em que os atletas enfrentam desafios como levantamento de objetos pesados e deslocamento de veículos.