Mister Olympia Brasil é palco de novidades do setor de nutrição esportiva

Esportes

De acordo com a Associação Brasileira de Empresas de Produtos Nutricionais (Abenutri), o mercado de nutrição esportiva deve crescer 9,6% até 2027. Esse crescimento explica o sucesso contínuo da Mr. Olympia Brasil Expo, o maior evento do setor no país, que a cada ano atrai mais visibilidade e público.

Em 2023, o evento realizado no Pro Magno Centro de Eventos, em São Paulo (SP), reuniu mais de 23 mil visitantes, com 60 expositores e 2.250 lojistas. O volume de negócios ultrapassou 100 milhões de reais. Para a edição de 2024, que acontece entre os dias 18 e 20 de outubro, o evento será realizado no Distrito Anhembi (Avenida Olavo Fontoura, 1209, Santana), também em São Paulo, para acomodar o aumento de expositores e visitantes. Organizado pelo Savaget Group em parceria com a Musclecontest, a mudança de local reflete o crescimento da feira.

Com menos de dois meses para o evento, a feira já está quase com todos os espaços vendidos. “Tivemos um crescimento de 12% em 2023 e acredito que podemos superar essa marca em 2024, devido ao aumento da procura por hábitos saudáveis, que incluem a nutrição esportiva, um interesse que vai além dos praticantes de exercícios físicos”, explica Ana Paula Graziano Leal, CEO da Savaget.

Essa expansão do mercado de suplementação, que antes era voltada apenas para atletas e frequentadores de academias, é confirmada pela nutricionista Thays Pomini. “A suplementação é uma forma prática de garantir a ingestão adequada de nutrientes, o que muitas vezes a alimentação convencional não consegue suprir, especialmente para quem pratica atividades físicas. Mas também é importante lembrar que a suplementação não está restrita apenas ao esporte ou à estética”, ressalta Pomini.

*Suplementação para diferentes perfis*

Um exemplo dessa funcionalidade é o ômega 3, fundamental para a saúde e prevenção de doenças cardiovasculares. Para alcançar a quantidade necessária desse nutriente somente através da alimentação, seria preciso consumir grandes quantidades de peixes de águas profundas e frias, o que não é viável para muitas pessoas. Outro caso é o whey protein, que facilita o consumo adequado de proteínas, essencial tanto para atletas quanto para crianças e adolescentes que precisam de um aporte maior de nutrientes.

A suplementação também desempenha um papel importante para idosos, que tendem a perder massa muscular com a idade e podem enfrentar dificuldades com a digestão e mastigação. “O whey protein é uma excelente opção para manter a musculatura em idosos”, explica Pomini. Ela também destaca o uso de suplementos hipercalóricos por pessoas com fibrose cística, que precisam ganhar peso.

Esses exemplos mostram que o mercado de nutrição esportiva vai além das academias e fisiculturistas, oferecendo soluções para diferentes necessidades e faixas etárias. Produtos que antes estavam restritos a lojas especializadas agora são encontrados até em farmácias e supermercados. “É por isso que, embora o Mr. Olympia Brasil Expo tenha um público fiel de esportistas, o evento atrai consumidores diversos, todos em busca das últimas novidades da indústria do bem-estar”, conclui Leal.

*Mr. Olympia Brasil Expo 2024*
– *Data*: 18, 19 e 20 de outubro
– *Local*: Distrito Anhembi
– *Endereço*: Avenida Olavo Fontoura, 1209, Santana, São Paulo (SP)
– *Horários*: Sexta e sábado, das 10h às 20h; domingo, das 10h às 18h