L’Étape Brasil lança uniforme oficial para prova de estreia em 2024

Esportes

Chancelada pelo Tour de France, marca comemora 10 anos de Brasil

O L’Étape Brasil by Tour de France comemora nesta temporada 10 anos da marca no Brasil e lança seu uniforme oficial para a prova de estreia de 2024, que será em Cunha (SP), entre os dias 5 a 7 de abril. A organização prevê 1.500 atletas no evento, que terá as distâncias de 110 km e 2.870 metros de altimetria acumulada e 59 km com 1.300 metros de altimetria acumulada.

Serão três uniformes fornecidos pela La Maglia para a etapa de abertura: o azul, que todos os atletas inscritos ganham no kit, o vermelho, destinado aos fidèles, àqueles que correram todas as provas desde o início, e o cinza para o time de embaixadores.

Os uniformes são assinados também pela Diklatex, fornecedora de tecidos, TeoSports, responsável pelos forros para os bretelles, conhecida mundialmente pela qualidade de seus produtos e pela Creora, marca líder globalmente.

A marca L’Étape desembarcou no país em 2014 em uma parceria com a A.S.O. Amaury Sport Organisation, a mesma que organiza a corrida mais famosa do mundo na França. Em outubro de 2015, o L’Étape du Tour fez sua primeira prova no país, justamente na cidade do interior paulista próxima à divisa com o Rio de Janeiro.

“O L’Étape Brasil está comemorando agora em 2024, 10 anos da marca no país. O L’Étape Cunha é o evento que abre nosso calendário de provas e o lançamento do layout dos uniformes abrem oficialmente nossas comemorações para esse ano tão especial”, comentou a diretora Thais Barg.

Conceito

O L’Etape buscou inspiração tanto na própria jornada da empresa quanto na história do Tour de France. Os novos designs foram concebidos para evocar o estilo das clássicas e icônicas camisetas da competição francesa.

Preservando a elegância e tradição que caracterizam o L’Étape Brasil, a ideia passou por uma abordagem visual mais simplificada, complementada por um selo comemorativo de 10 anos. A paleta de cores escolhida foi inspirada nas tonalidades distintivas da bandeira francesa, em uma homenagem às origens do Tour de France. O uso do dourado, tanto em detalhes quanto no selo comemorativo, realça a importância e a solenidade desta ocasião especial.

“É sempre muito prazeroso buscar referências criativas para desenvolver as jerseys do L’Étape Brasil. Neste ano, enfrentamos o desafio especial de comemorar uma década de história com um design que não só fosse elegante, mas também impulsionasse o desempenho dos nossos atletas”.

”Ao mesclar referências visuais históricas com a colaboração de novos fornecedores, conseguimos criar peças únicas, versáteis e repletas de tecnologia, elevando ainda mais a experiência dos participantes”, explicou Marcelo Faria, diretor de arte.

A prova

O percurso de Cunha (SP) é marcado por subidas intermitentes e curvas na região. Foi lá que a saga do L’Étape teve suas primeiras três etapas: 2015, 2016 e 2017.

O chamado L’Étape du Tour foi criado em 1993 com o objetivo de proporcionar aos ciclistas amadores e entusiastas do esporte a oportunidade de vivenciar sensações semelhantes às experimentadas pelos atletas profissionais. Rapidamente, a competição passou a atrair ciclistas do mundo todo, que viajavam até a França em busca dessa experiência única.

O evento de Cunha (SP) mantém o mesmo percurso das três primeiras edições do L’Étape na cidade. ”É um percurso muito bonito, muito desafiador. Já é consagrado pelos ciclistas de todo o país. Os participantes vivenciam a experiência do evento desde o processo de inscrição até cruzar a linha de chegada. Separamos as jerseys de modelos diferentes para destacar ainda mais os competidores”, disse Bruno Prada, medalhista olímpico e organizador do L’Étape.

A partir de 2023, a competição de ciclismo de estrada passou a contar com três provas em seu calendário. Além de Cunha, o  L’Étape Brasil continua na cidade paulista de Campos do Jordão, no final de setembro e no Rio de Janeiro no último fim de semana do mês de junho. 

Nesta temporada, os atletas participantes poderão contar com toda a estrutura que a organização oferece, no mesmo estilo das grandes provas europeias, bem como a segurança do primeiro ao último quilômetro, além do Village.

Em 2023, o campeão geral masculino dos 110 km foi Guilherme do Couto, que completou a prova em 3h26min39s. Na prova feminina, Maíra Catenacci foi a grande venbcedora, com a marca de 4h08min20. 

O L’Étape Brasil

O L’Étape Brasil by Tour de France é uma das provas mais importantes do ciclismo amador do país. Em 2024 completa dez anos no país e terá três etapas: em Cunha, em abril, no Rio de Janeiro em junho, e em Campos do Jordão, em setembro.

O evento possui 30 etapas espalhadas pelo mundo. Entre os países que recebe as etapas amadoras estão: México, Canadá, Colômbia, República Tcheca, Dinamarca, França, Equador, Grécia, Brasil, Indonésia, Bolívia, Estados Unidos, Espanha, Romênia, Eslovênia, Eslováquia, Suíça, Portugal, Holanda, Bulgária, Chipre, Malásia e Tailândia.

O Tour de France é a mais tradicional prova do ciclismo de estrada mundial, assim como o maior evento esportivo anual do mundo. Criado em 1903, o Tour de France reúne a nata do ciclismo: somente os melhores do mundo podem percorrer os 3.600 km da competição. É um evento de 22 dias (sendo apenas 2 dias de descanso para os atletas) que acontece sempre ao longo mês de julho.

Foto: L’Étape Brasil