Em Matozinhos (MG), Projeto Esportes Olímpicos para Todos, da De Peito Aberto, impulsiona Erick Gabriel, que tem o esporte e a escrita como aliados para disciplina, foco e superação
Na Escola Municipal Dona Jovina de Mello Veado, em Matozinhos (MG), um jovem de apenas 13 anos chama a atenção por seu talento e dedicação nas aulas, na escrita e no tatame. Erick Gabriel é um dos talentos revelados pelo projeto Esportes Olímpicos para Todos, realizado pela De Peito Aberto, com patrocínio da Lhoist, por meio da Lei Federal de Incentivo ao Esporte, e apoio da Prefeitura de Matozinhos.
Com o sonho de ser escritor, o adolescente nascido em Pedro Leopoldo (MG) já conquistou prêmios e reconhecimento pela habilidade com as palavras. Em 2022, foi vencedor de um concurso de redação promovido por uma empresa da região. Já no ano seguinte, recebeu o título de aluno destaque de sua escola.
Em 2024, o hobby da escrita ganhou ainda mais força, quando o jovem teve um texto sobre os impactos do aquecimento global publicado na coletânea Escritores do “Vetor Norte”, produzida pela Academia Matozinhense de Letras, Ciências e Artes (AMALETRAS). Era mais uma demonstração de sua maturidade e consciência social.
“Eu fico muito feliz, pois me dedico demais aos estudos. Ganhei uma bicicleta no concurso de redação. Minha mãe de criação, Ketely, e minha madrinha, Joice, sempre me incentivaram. Agora, eu quero escrever um livro. Gosto de falar sobre o mundo, o meio ambiente e analisar a situação da violência nas cidades”, conta o jovem, profundo conhecedor de suas raízes.
Filho dedicado, Erick mora no bairro Vista Alegre, um dos mais carentes da cidade, e vive uma rotina desafiadora ao lado da mãe Ketely, que faz sessões semanais de hemodiálise em função da perda de um rim. Mesmo diante das dificuldades, encontra no esporte e na literatura caminhos de esperança e transformação.
“Quando entrei para o judô, não gostava muito. Eu comecei no jiu-jítsu, com oito anos, e era faixa coral, mas o treinador Otávio me incentivou. Depois comecei a gostar, troquei de faixa e me empolguei. O sensei e os meninos sempre me ajudaram”, diz Erick.
O professor Otávio Fonseca conta que o crescimento do aluno foi evidente em pouco tempo.
“Ele me disse outro dia assim: ‘Sensei, eu gosto muito do judô. Quando entrei no projeto, não imaginava que iria gostar tanto’. É um aluno dedicado, frequente e muito comprometido. Vem de uma realidade difícil, mas tem uma família que o apoia e o incentiva. O judô tem sido uma ferramenta importante para seu desenvolvimento”.
Mais do que uma atividade física, o esporte tem ajudado Erick a aprimorar valores como foco, respeito, disciplina e responsabilidade, virtudes que têm refletido diretamente em sua vida escolar e pessoal.
“O judô é mais do que uma luta, é uma filosofia de vida. Ele contribui muito para o desenvolvimento escolar e humano dos nossos alunos”, reforça Otávio.
Do tatame à literatura, Erick Gabriel segue traçando um caminho de conquistas, com a força de quem aprendeu que disciplina e dedicação abrem portas.
Desde 2023, o projeto Esportes Olímpicos para Todos já impactou 870 crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade. O objetivo da iniciativa é democratizar o acesso ao esporte e promover o desenvolvimento social de jovens por meio da disciplina, do foco e da convivência.
Atualmente, a De Peito Aberto oferece aulas de judô para 220 alunos em Minas Gerais, sendo 110 em Matozinhos e 110 em São José da Lapa, além do material necessário para a prática: quimono, uniforme, chinelo, garrafa d’água e faixa.
Foto: Divulgação/De Peito Aberto