Inauguração no CERET do primeiro campo de grama sintética homologado pela World Rugby no Brasil acontece no neste sábado (16)

Esportes

A reforma do local teve o apoio da Secretaria Municipal de Esportes, Lazer e Recreação da prefeitura da capital, do vereador Coronel Salles e contou com a supervisão técnica da Federação Paulista de Rugby

No próximo sábado, dia 16 de dezembro, acontece um marco esportivo na cidade de São Paulo: a inauguração do primeiro campo de grama sintética homologado pela World Rugby no Brasil. O aguardado evento será realizado no Centro Esportivo, Recreativo e Educativo do Trabalhador (CERET), localizado no Bairro do Tatuapé/Zona Leste, e contará com a presença do prefeito Ricardo Nunes, do Secretário de Esportes Cacá Vianna e do vereador Coronel Salles.

A reforma do local teve o apoio da Secretaria Municipal de Esportes, Lazer e Recreação da prefeitura da capital, do vereador Coronel Salles e contou com a supervisão técnica da Federação Paulista de Rugby. Com um investimento de mais de R$ 20 milhões, os campos de futebol também foram renovados, assim como melhorias na iluminação do ginásio, a pista de atletismo, arquibancadas e vestiários.

“A revitalização do Parque CERET é uma conquista marcante para o esporte, para a Zona Leste e para a melhoria da qualidade de vida de todos”, destacou o vereador Coronel Salles, enfatizando a importância do CERET na região.

Com uma área total de 286 mil m², o CERET oferece uma estrutura impressionante para a prática esportiva e atividades físicas, incluindo campos de futebol, quadras de vôlei, quadra de vôlei de praia, quadras de basquete, quadras poliesportivas, campo de rugby, quadra de tênis, pista para caminhada, pista de atletismo, salas de ginástica, academias ao ar livre, entre outros espaços.

Sobre o Rugby

O Rugby, amplamente difundido em países como Nova Zelândia e Inglaterra, está experimentando um notável crescimento no Brasil. Esta modalidade esportiva apresenta semelhanças com o futebol americano, pois se baseia na conquista do território do campo adversário, porém, com regras distintas. Em linhas gerais, no Rugby, os pontos podem ser marcados de duas maneiras: ao realizar um “try” – quando o jogador atinge o final do campo adversário com a bola oval nas mãos – ou ao acertar a bola na trave em formato de H. Um detalhe fundamental é que o atleta só pode passar a bola com as mãos para um jogador posicionado atrás dele, mas tem a liberdade de chutar para a frente.

A Federação Paulista de Rugby, estabelecida em 2006, desempenha um papel fundamental ao representar todos os clubes e promover o Rugby no estado de São Paulo. A inauguração do primeiro campo de grama sintética homologado pela World Rugby no Brasil e reformas no CERET é fundamental para o desenvolvimento e a consolidação do esporte em território paulista.

O gramado, que será usado nas partidas chanceladas pela SP Rugby, pode receber 30 horas de jogos por semana e conta com as condições ideais de amortecimento e durabilidade para a prática da modalidade.

”O campo é ideal para uso intenso e poderá receber vários jogos por dia sem danificar! Essa escolha vai gerar menos manutenção e mais horas de jogo. Além disso, o novo gramado sintético do CERET utilizará menos água e se adequará às normas ambientais”, disse Fábio Mariz, presidente da Federação Paulista de Rugby.

Localizado no bairro de Aricanduva/Vila Formosa/Anália Franco, o CERET, sob o comando da Secretaria Municipal de Esportes, Lazer e Recreação desde maio de 2008, é um dos maiores Centros Esportivos da cidade e um dos celeiros do rugby brasileiro desde os anos 2000, sendo palco de diversos campeonatos da modalidade neste período. As equipes que não têm estádio próprio podem mandar seus jogos na Zona Leste. Vale reforçar que os times paulistas são os mais fortes do país, dominando os resultados de torneios nacionais há décadas.

Em constante evolução, esse espaço dedicado ao esporte e à saúde promete continuar enriquecendo a vida dos cidadãos de São Paulo.

SERVIÇO:

Inauguração do primeiro campo de grama sintética homologado pela World Rugby e reformas no CERET

Data: Sábado, 16 de dezembro de 2033

Horário:

Local: Parque CERET – R. Canuto Abreu – Jardim Anália Franco, São Paulo – SP, 03336-060

Sobre a Federação Paulista de Rugby

A SP Rugby – Federação Paulista de Rugby foi fundada em 2006 para representar todos os clubes e fomentar o Rugby no Estado de São Paulo. Entre seus valores estão: fazer do Rugby paulista o melhor, desempenhando um papel fundamental no crescimento e na promoção do esporte, ajudando a formar novos jogadores, treinadores, árbitros e administradores.

Filiada à Confederação Brasileira de Rugby (CBRu), a Federação atua como uma associação sem fins lucrativos dedicada ao desenvolvimento, divulgação e coordenação do rugby em suas diversas modalidades e categorias dentro do estado.

A entidade organiza seleções locais para a disputa de campeonato nacionais, além de fortalecer as categorias de base da modalidade.

A Federação Paulista de Rugby é responsável por organizar torneios, campeonatos e eventos relacionados ao rugby, tanto para equipes masculinas quanto femininas, em diferentes faixas etárias e níveis de habilidade.

Foto: Divulgação/SP Rugby