Família Grael ganha Santos-Rio 2024 na ORC; Beleza Pura leva na RGS

Esportes

Tradicional regata foi disputada com muita variação de vento nas suas 200 milhas náuticas

A Regata Santos-Rio 2024 teve a família Grael como grande destaque na classe ORC. O barco Magia IV, liderado por Torben Grael, conquistou o título no tempo corrigido da 74ª edição do evento, chancelado pela ABVO – Associação Brasileira de Veleiros de Oceano e organizado pelo ICS – Iate Clube de Santos e ICRJ – Iate Clube do Rio de Janeiro.

A bordo estavam Torben Grael, Martine Grael e Marco Grael, membros de uma das famílias mais vitoriosas da vela brasileira e mundial. O Magia IV, modelo ICL 30, completou o percurso até a Cidade Maravilhosa em 40h11m24.

Ao todo, 26 veleiros das classes ORC, RGS e Clássicos participaram desta que é uma das regatas de oceano mais tradicionais da América do Sul.

“Parabenizo todos os competidores que enfrentaram essa regata desafiadora com garra e determinação. Cada velejador que participou desta edição da Santos-Rio mostrou um enorme espírito esportivo e a capacidade de superar condições adversas”, disse Bayard Neto, comandante do Inaê e presidente da ABVO.

Esta foi a oitava vitória de Torben na Santos-Rio, estabelecendo um recorde na competição, e o segundo título do Magia IV, exatos 20 anos após a primeira conquista em 2004. “Nós optamos pelo caminho mais curto, porque com um barco menor, não precisamos velejar tão arribados (alinhados com a proa a favor do vento). Perto da Ponta do Boi, em Ilhabela, teve um bom pedaço de contravento e depois entrou um sudoeste de uns 15 nós na Ilha da Vitória”, explicou o bicampeão olímpico Torben Grael.

Fita Azul foi conquistado pelo Phoenix, que completou a prova em 30h38m18, com destaque também para Dona Bola e Maximus na Classe ORC. “Foi muito bom correr no Phoenix, um veleiro com excelente desempenho. A regata foi desafiadora, especialmente perto da costa do Rio de Janeiro. Mantivemos a velocidade no limite”, relatou João Barbosa, tripulante mirim do YCSA a bordo do Phoenix.

O comandante Fábio Cotrim também elogiou a experiência: “A tripulação do Phoenix foi fantástica! Fizemos várias trocas de velas conforme as mudanças de vento e realizamos manobras muito bem coordenadas. Foi uma Santos-Rio tranquila este ano, com sol, calor e mar calmo, em contraste com anos anteriores de frio, chuva e ondas fortes”.

Na Classe BRA-RGS, o Beleza Pura 2 foi o vencedor, seguido por My Boy e Tangará, com o Barco Brasil sendo o primeiro RGS a chegar no Rio de Janeiro (RJ). “Para nós foi sensacional, um trabalho de oito temporadas que evoluiu a cada ano. Fomos compreendendo o percurso e as peculiaridades da entrada na Guanabara”, disse Felipe Ferraz, do Beleza Pura.

Entre os Clássicos, o Morgazek, comandado por Michele D’Ippolito e Eduardo Camara Lopes, foi o vencedor, seguido pelo Áries III. Na RGS Cruiser, o Lilá ficou em primeiro lugar, com o Maria Preta na segunda posição.

A Santos-Rio marcou o início do Circuito Rio, que seguirá com competições na Baía de Guanabara a partir de 31 de outubro.

Saiba quais são os campeões da Santos-Rio.

Sobre a ABVO

Fundada em 1955, a Associação Brasileira de Veleiros de Oceano é a única entidade de promoção da Vela de Oceano no Brasil. Braço oficial da Confederação Brasileira de Vela (CBVela), a ABVO é responsável por organizar competições anuais e contribuir para o legado de um dos esportes mais vitoriosos do país, tanto nas classes olímpicas quanto nas não olímpicas.

A ABVO tem o santista Bayard Umbuzeiro Neto como Comodoro, o bicampeão olímpico Torben Grael como 1º Vice-Comodoro, e Paulo Cezar Gonçalves, o Pileca, como 2º vice-Comodoro.

Dentre os objetivos da atual gestão, estão promover a otimização e a racionalização do calendário nacional, estreitar o relacionamento com os clubes para viabilizar eventos e agregar um maior número de barcos participantes das diversas flotilhas regionais, oferecer suporte técnico em todos os níveis para as competições, otimizar a apuração instantânea dos resultados e articular com o Governo Federal incentivos tributários e melhores condições para a importação de embarcações, entre outros.

Foto: Flavio Perez | On Board Sports