Em parceria com Rexona, IEE impacta mais de 28 mil crianças e adolescentes com o Quebrando Barreiras

Esportes

Instituto Esporte e Educação é um dos realizadores do projeto que tem como principal ferramenta promover a inclusão por meio do movimento físico, voltado a professores, líderes comunitários e jovens

O Instituto Esporte e Educação (IEE) é parceiro do Projeto Rexona Quebrando Barreiras desde 2021. Ao longo desses três anos, muitos foram os resultados. O projeto impactou diretamente 739 jovens líderes, moradores das periferias dos estados de São Paulo, Rio de Janeiro e Pernambuco, que integram o Projeto Rede de Núcleos, do IEE, em seus 24 núcleos. E, indiretamente, esses jovens líderes impactaram, por meio das ações realizadas em suas comunidades, cerca de 28.360 crianças e adolescentes.

O Quebrando Barreiras, em que o IEE é um dos realizadores em parceria com Rexona, concentra-se no apoio a crianças e adolescentes que enfrentam as maiores barreiras para serem ativos e incluídos socialmente. A principal ferramenta do projeto é promover a inclusão por meio do movimento físico, amparado por uma robusta grade de treinamentos para mentores, professores e jovens líderes.

No projeto são disponibilizados conteúdos e práticas para que professores, líderes comunitários e jovens se inspirem e pratiquem um esporte com mais qualidade e participação. O objetivo é empoderar jovens de todo o Brasil com a confiança e a oportunidade de se movimentarem mais.

Como parceiro do projeto, o IEE incentivou professores de educação física das Redes Públicas a acessarem o Curso Quebrando Barreiras, por meio de postagens, e-mails e, também, presencialmente, nas formações que o IEE fez junto com mais de 900 instituições brasileiras – Secretarias de Educação, Secretarias de Esporte, Vilas Olímpicas, Associações e ONGs, entre outras. Foi realizado, também, como parte do Quebrando Barreiras, o Concurso de Boas Práticas, com vencedores em duas categorias: Professores de Escolas Públicas e Líderes Comunitários e Jovens.

“Nosso maior orgulho é o impacto direto que o projeto tem promovido na vida dos Jovens Líderes Comunitários, que estão sendo beneficiados com bolsa auxílio enquanto vinculados ao programa. Esse auxílio começou durante a pandemia e com a parceria que já dura três anos estamos ampliando o vínculo e fortalecendo ainda mais o trabalho dos jovens nas comunidades”, destaca Celiane Oliveira, coordenadora do IEE.

Os números ano a ano – Em 2023, 234 jovens líderes do IEE realizaram a série de treinamentos e receberam bolsa auxílio por três meses. Foram atendidos pelos jovens líderes 4.401 crianças e adolescentes nas comunidades. Já em 2022, foram 254 jovens líderes e o IEE compartilhou a série de treinamentos com 404 professores e líderes comunitários ligados ao Instituto. Receberam a série de treinamentos 901 instituições brasileiras, como Secretarias de Educação, Vilas Olímpicas, Parceiros REMs e Gestores de diferentes instituições. E, no primeiro ano da parceria, em 2021, um total de 251 jovens líderes esteve no projeto.

Sobre o Instituto Esporte e Educação – Criado em 2001 pela medalhista olímpica Ana Moser, o Instituto Esporte e Educação (IEE) já atendeu a 7,5 milhões de crianças e jovens e capacitou mais de 63 mil professores e educadores em todo o Brasil. Sua metodologia já chegou em 27% dos municípios brasileiros (1.488).

A metodologia do IEE é baseada nos princípios do esporte educacional: inclusão de todos, construção coletiva, respeito à diversidade, educação integral, rumo à autonomia. Além das esportivas, as atividades realizadas são nas esferas da cultura, saúde, cidadania, protagonismo juvenil e ação comunitária.

Saiba mais sobre o IEE: Site: www.esporteeducacao.org.br/Facebook: https://www.facebook.com/esporteeducacao/Instagram: https://www.instagram.com/instituto.esporteeducacao/

Foto: IEE / Divulgação