Copa Brasil de Vela de Praia 2024 premia velejadores em Fortaleza (CE)

Esportes

As disputas foram realizadas no Iate Clube da capital cearense.

As disputas da Copa Brasil de Vela de Praia 2024 terminaram neste domingo (4), em Fortaleza (CE). A competição reuniu 120 atletas de diversas regiões do Brasil nas classes Optimist, Hobie Cat 16, Dingue, ILCA, Kitefoil, Wingfoil e Windfoil.

O evento foi utilizado como seletiva para a indicação de Bolsa Atleta Nacional na categoria sub-16, além de contar pontos para o Circuito Brasileiro de Wing Foil. O campeonato começou na sexta-feira (2) na capital cearense.

Os ventos de média para forte intensidade marcaram as regatas da Copa Brasil de Vela de Praia 2024, uma das características da região. ”Tivemos ventos para todos e muita diversão na água, num dos cartões-postais do Brasil. A capital cearense tem um potencial enorme para a vela, principalmente para o kite e wing, que precisam mais da força dos ventos”

”A Copa Brasil de Vela de Praia foi um grande encontro da modalidade no Nordeste e, além de uma disputa esportiva, trabalhamos o tema sustentabilidade em Fortaleza (CE). Faz parte das nossas raízes e da nossa essência a questão do esporte, saúde e sustentabilidade. Portanto, é muito importante para a CBVela trazer marcas que compartilham essa preocupação e que têm afinidade com esses valores,” ressaltou o vice-presidente da CBVela, Daniel Azevedo.

Os organizadores, voluntários e a comunidade náutica local uniram-se para limpar as praias, recolhendo quase 50kg de lixo em uma das ações da Copa Brasil, que contou com apoio da Avène, patrocinadora oficial da confederação e empresa altamente engajada em causas ambientais.

Resultados

Na classe Optimist, Murilo Felismino Alencar Luz, do Clubinho da Vela, conquistou o primeiro lugar, seguido por Lucas Freire Oliveira e Camila Huttenlocher, ambos do Iate Clube de Fortaleza.

Na Hobie Cat 16, Robert Gil Gradvohl Bezerra e Sculi Emile, representando o Iate Clube de Fortaleza, garantiram a vitória, com Igor Gomes Guimarães e Nara Rocha, do Iate Clube da Paraíba, na segunda colocação.

Vittor Maciel Branco, do Nômade Club, liderou o pódio do Kitefoil, enquanto Rodrigo Morais, da BL3 Ilhabela, conquistou a vitória na Wingfoil. Já no Windfoil, Bruna Martinelli, da Marinha do Brasil/YCB, ficou na primeira colocação.

Confira o resultado da Copa Brasil de Vela de Praia

Optimist
1º Murilo Felismino Alencar Luz – Clubinho da Vela
2º Lucas Freire Oliveira – Iate Clube de Fortaleza
3º Camila Huttenlocher – Iate Clube de Fortaleza

Hobie Cat 16
1º Robert Gil Gradvohl Bezerra e Sculi Emile – Iate Clube de Fortaleza
2º Igor Gomes Guimarães e Nara Rocha – Iate Clube da Paraíba
3º André Montenegro e Carol Silva – Iate Clube da Paraíba

Dingue
1ºRafael Chiara e Marcelo Chiara Carli – Cabanga Iate Clube
2º Marina Moura Nottingham e Gabriel Prisco – Iate Clube de Fortaleza
3º Adailton Júnior e Thiago Vieira – Iate Clube de Fortaleza

Ilca
1º Philipe Nottingham Filho – Iate Clube de Fortaleza
2º Philipe Nottingham – Iate Clube de Fortaleza
3º Franklin Alves – Iate Clube de Fortaleza

Kitefoil
1º Vittor Maciel Branco – Nômade Club
2º Gerlano Torres
3º Pedro de Moraes – Juvenil Kite Cumbuco

Wingfoil
1º Rodrigo Morais – BL3 Ilhabela
2º Paolo Migliorini – Dr. Wind
3º Rafael Americano Rodrigues – BL3

Windfoil
1º Bruna Martinelli – Marinha do Brasil/YCB
2º Afrânio Vasconcelos – Brothers Wind School
3º David Mancunill

O evento foi organizado pela CBVela em conjunto com a Federação de Vela do Ceará, a Associação Brasileira de Kite, o Portal IN, o Iate Clube de Fortaleza e a Duotone. Os patrocinadores da CBVela são Avène, OceanPact, QS e New Expo. O apoio foi da Colônia Z8 de Pescadores.

Sobre a CBVela

A CBVela é a representante oficial da vela esportiva do país nos âmbitos nacional e internacional. É filiada à Federação Internacional de Vela (World Sailing) e ao Comitê Olímpico Brasileiro (COB).

A vela é a modalidade com o maior número de medalhas de ouro olímpicas na história do esporte do Brasil: oito. Ao todo, os velejadores brasileiros já conquistaram 19 medalhas em Jogos Olímpicos.

A entidade foi a primeira confederação esportiva brasileira a integrar a Rede Brasil do Pacto Global da ONU e a incorporar a agenda global da sustentabilidade – a Agenda 2030, com seus 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) – ao seu planejamento estratégico.

Sobre o VelaID

Lançado em 2023, o VelaID é a principal plataforma de relacionamento entre todo o ecossistema da Vela Brasileira. A plataforma é voltada para velejadores e entusiastas que desejam estar conectados com o esporte. Entre as principais funcionalidades, a plataforma atuará como o principal HUB de eventos da entidade.

Para realizar o cadastro gratuito e conhecer os eventos da CBVela, acesse velaid.com.br

Foto: CBVELA