Atletas do Yacht Clube da Bahia se destacam na Regata Marcílio Dias

Esportes

YCB teve 24 das 170 embarcações presentes em uma das mais tradicionais regatas da Bahia

Com destaque para os velejadores do Yacht Clube da Bahia (YCB), Salvador (BA) sediou a  45ª edição da tradicional Regata Marcílio Dias, na Baía de Todos-os-Santos (BTS). O evento, que integra o calendário dos eventos náuticos  da cidade, reuniu cerca de 170 embarcações e 500 atletas competindo. 

O YCB foi representado por 24 embarcações, sendo campeã geral nas classes 470 (Juliana Duque e Rafael Martins, medalhistas de bronze nos Jogos Pan-Americanos de 2023 no Chile); HC 16 (João Britto e Maria Eduarda Lopes); ILCA 4 (Pedro Britto); ILCA 6 (João Roberto); Snipe (Fernanda Peixoto e Bernardo Machado); SC 17 (Leandro e Roberto Orrico); Dingue (Maria Carolina Ramos e Rafaella Ratis) e Skipper 21 (Veleiro Drakkar do comandante Christophe Fontaine)

A competição foi organizada pela Capitania dos Portos e Marinha do Brasil e contou ainda com o Comodoro do YCB, Ricardo Dantas, competindo na Classe Dingue e presente na cerimônia de premiação. Outro destaque ficou por conta das crianças do Salvador Social Clube – Maré Jovem, que vivenciaram sua primeira competição oficial.

 Ainda na Regata Marcílio Dias, o Yacht Clube da Bahia se destacou com as equipes de SUP e VA’A. A turma do SUP se destacou na 4ª etapa do Campeonato Baiano, que também contou com a participação especial de três alunos do projeto Salvador Social Clube – Maré Jovem, estreando em competições oficiais.

Veja os destaques:

🏆 Babi Brazil • Campeã Profissional e Gran Master Feminino;
🏆 Morena Morais Rezende • Campeã Master Feminio;
🏆 Roberto Odwyer • Campeão Gran Master Masculino;
🏆 Tom Carvalho Neto • Campeão Race Amador Masculino;
🥈 Renata Macha • Vice-campeã Open e campeã Gran Master Feminino;
🥈 Andrea Burity • Vice-campeã Master Allboard Feminino;
🥉 João Paulo Ramos • 3º lugar Open e campeão Master Masculino.

“Mais uma competição de SUP neste ano para eu me lembrar dos velhos tempos e de como se rema.Parabéns a todas que estão na raia e sempre no astral dando o melhor de si”, comentou Babi Brazil, cinco vezes campeã brasileira de SUP Race. 

Já no VA’A, o time do YCB time foi o grande campeão na prova festiva de OC6 mista, composta por atletas estreantes da Escola de Canoagem do Clube.

Sobre o Yacht Clube da Bahia

O Yacht Clube da Bahia surgiu do desejo de construir barcos a vela, nossa paixão por esportes está diretamente ligada à nossa origem. O clube possui hoje mais de 15 categorias esportivas e notoriamente se destaca por sua vocação pelas modalidades náuticas e aquáticas, especialmente a Vela, Natação, Canoagem e Pesca Esportiva. Os esportes terrestres completam nossa grade, oferecendo um repertório completo.

Vale ressaltar que entendemos o esporte como um elemento muito importante do convívio social dos nossos Associados, desde a interação de jovens e adultos em seus grupos de amigos até a formação de atletas de alto rendimento, que estão presentes frequentemente nos pódios de competições nacionais e internacionais.

O Yacht Clube da Bahia também organiza eventos com destaque no calendário esportivo náutico nacional, como a tradicional Travessia Itaparica-Salvador de Natação que existe desde 1955, o Desafio Salvador – Morro de São Paulo de Canoagem que é a maior prova sem revezamento da América Latina, além de diversas outras competições.

Foto: André Sá/Divulgação