Os brasileiros fizeram bonito e Luiz Henrique Cocuzzi e Iara Caetano conquistaram o vice-campeonato neste domingo (18), último dia do festival da bicicleta, em São Paulo
O Shimano Fest 2024 elevou o patamar para eventos com temática esportiva no Brasil. Na tarde deste domingo (18), no Memorial da América Latina, em São Paulo, o festival da bike sediou uma etapa da Copa do Mundo de XCE – Cross Country Eliminator, com atletas de 17 países. A alemã Marion Fromberger e o sueco Edvin Lindh comemoraram o título, mas o Brasil fez bonito. Luiz Henrique Cocuzzi e Iara Caetano Leite conquistaram o vice-campeonato.
“É incrível estar aqui e competir nesse lindo país. Senti a atmosfera do público tanto quanto o clima quente do Brasil. Estou muito feliz e orgulhosa por ter vencido. Acho que agora vou tomar uma caipirinha”, disse Marion. Já Lindh confessou ter passado sufoco para garantir o lugar mais alto do pódio. “Eu ouvia a torcida e sabia que o Cocuzzi estava na minha cola. Então, me concentrei para ser o mais veloz possível até o final”, afirmou.
Iara Caetano chegou perto da vitória após avançar em segundo lugar nas semifinais. As brasileiras Ana Laura Moraes, Luiza Cocuzzi, Isabella Lacerda e Marcela Lima Matos acabaram ficando na disputa que valia vaga entre as quatro finalistas. ‘Eliminator é detalhe. Você tem que fazer uma estratégia, segui-la à risca, ser paciente e calma, e ao mesmo tempo, além de ser arisca, acelerar na hora certa, trocar de marcha na hora certa. Tem que ser muito precisa e calma ao mesmo tempo”, contou Iara, que chegou a 57 centésimos da alemã. Em terceiro terminou a holandesa Didi de Vries.
Luiz Henrique Cocuzzi saiu emocionado após terminar com a medalha de prata e um gostinho de quero mais. ”É uma prova muito de detalhes. Você comete um pequeno erro e já é o suficiente para não passar. Eu não consegui fazer outra ultrapassagem e, no final, perdi o gap. Faz parte do esporte e estou feliz pelo apoio que tive a cada volta aqui”, destacou o atleta brasileiro, o mais aplaudido na capital paulista. O terceiro colocado foi o romeno Ede-Karoly Molnar, atual campeão europeu da modalidade.
Modalidade apontada como o futuro do mountain bike em centros urbanos, o XCE conta com provas curtas, rápidas e eliminatórias. Organizada pela Avelar Sports, a competição começou com as tomadas de tempo para definir os grids de largada, seguiu com baterias compostas por quatro ciclistas, classificando os dois primeiros para as etapas seguintes, até a decisão.
“Trazer uma etapa do mundial de XCE para o Brasil reforça a posição do Shimano Fest como referência. Tivemos uma competição de alto nível, com a possibilidade de os visitantes do nosso evento verem tudo de perto. Foi emocionante”, afirmou Susana Martin, Head de marketing Shimano Latin America.
A City Mountain Bike aprovou a realização da Copa do Mundo em São Paulo, garantindo que a etapa servirá de exemplo para as próximas edições no Brasil e as demais do calendário mundial. ”Aqui, a grande experiência dos ciclistas europeus fez a diferença, mas os brasileiros, como Cocuzzi e Iara, foram empurrados pela torcida local. Do ponto de vista do evento, a Avelar Sports e a Shimano fizeram um excelente trabalho, com um nível alto! É um grande exemplo para a família do City Mountain Bike”, observou o belga Kristof Bruyneel, CEO da empresa, elogiando também o apoio do público brasileiro.
Festival da bike – O Shimano Fest terminou neste domingo, após quatro dias de imersão no universo da bike. Recebeu cerca de 50 mil pessoas, que puderam se divertir, conhecer novos modelos e tecnologias e aprender sobre as diferentes vertentes de segmentos ligados à bicicleta. Enquanto adolescentes e adultos pedalavam no Test-Ride, as crianças aprendiam e brincavam na Arena Kids. Simultaneamente, o Auditório Diversidade apresentava palestras sobre assuntos variados, desde sustentabilidade, cidadania, políticas públicas e mobilidade urbana, passando por empreendedorismo, saúde, bem-estar, nutrição, cicloturismo, diversidade, entre outras.
Ao longo da programação do Shimano Fest, o Estúdio em parceria com o Canal do YouTube Pedaleria produziu conteúdo diferenciado com Edu Capivara e Fernando Campoi. Apresentações musicais no Palco Show e os tambores japoneses do Taiko trouxeram um ambiente de espetáculo ao evento.
Desafio Mecânico classifica três brasileiros para a competição mundial – Uma das novidades da edição 2024 do Shimano Fest foi a ação para valorizar ainda mais os profissionais responsáveis pela manutenção das bicicletas. Em uma ação inédita, o tradicional Desafio Mecânico classificou os três primeiros colocados para uma competição do nível de uma Copa do Mundo. A disputa internacional, organizada pela Shimano Europa, será entre 5 e 7 de outubro, na Shimano Bélgica, em Mechelen e os representantes do Brasil serão Caio Vinícius, Gabriel Lara e Ian Gomes.
Caio conquistou o título e comemorou com os amigos e colegas da Flash Bike, loja Shimano Service Center de Campinas, no interior paulista. “Eu realmente me preparei para essa competição. Posso dizer que dormi com o manual Shimano. Agora é representar bem o Brasil na Bélgica”, observou o campeão. O vice-campeonato ficou com Gabriel, seguido por Ian. O trio recebeu troféus e produtos, além da vaga para disputar o mundial de mecânicos de bicicleta com todas as despesas pagas.
Para selecionar os três melhores, a Shimano dividiu a disputa de 12 mecânicos em três etapas desafiadoras contra-relógio: sangria de freio, montagem de relação e montagem de e-bike systems. “Para nós, é de extrema importância valorizar os mecânicos. São eles que fazem a ponte entre nossos produtos e os ciclistas. Por isso, batalhamos para conseguir incluir o Brasil na competição final”, ressaltou Susana Martin. Na Bélgica, os brasileiros enfrentarão adversários de 13 países.
Resultados da Etapa São Paulo da Copa do Mundo de XCE
Masculino
1 – Edvin Lindh (Suécia)
2 – Luiz Henrique Cocuzzi (Brasil)
3 -Ede-Karoly Molnar (Romênia)
4 – Lorenzo Serrez (França)
5 – Theo Houser – Áustria
Feminino
1 – Marion Fromberger (Alemanha)
2 – Iara Caetano Leite (Brasil)
3 – Didi de Vries (Holanda)
4 – Madison Boissiere (França)
5- Luiza Cocuzzi (Brasil)
Mais informações:
Site: www.shimanofest.com.br
Instagram: @shimanofest
Facebook: https://www.facebook.com/Shimanofest
site: bike.shimano.com/pt-BRmedia.shimanolatam.com/pt-BR
Instagram: @shimanobrasil
fanpage: facebook.com/ShimanomtbBrasil/
Foto: Cesar Delong / Shimano Fest