Atleta representou o Brasil na classe IQFoil, na cidade de Kiel, na Alemanha
Giovanna Prada segue na campanha rumo ao Mundial de IQFoil. Nesta quarta-feira (21), a velejadora do Brasil conquistou a medalha de bronze da classe na Semana Olímpica da Alemanha, na cidade de Kiel. A disputa internacional foi realizada com atletas do Brasil, Dinamarca e Alemanha.
A Semana Olímpica da Alemanha foi de vento fraco na raia do IQFoil. Após cinco regatas, a medalha de ouro ficou com Laerke Buhl-Hansen (Dinamarca), a prata com Theresa Steinlein (Alemanha) e o bronze com Giovanna Prada.
Segundo Giovanna, a competição Internacional foi uma oportunidade para conseguir ritmo de regata e também garantir mais uma experiência na caminhada para o Mundial de IQFoil, que será realizado entre 10 e 20 de agosto, na Holanda.
“Os primeiros dias foram de vento extremamente fraco, uma condição ruim no IQFoil. Comecei a competição na 5ª colocação, mas regata por regata fui diminuindo os pontos e consegui chegar na disputa por medalhas, que garantiu entrar direto na semifinal e assegurar o bronze!”, explicou.
“Essa competição foi muito boa para adquirir experiência! Já que o formato da medal race é completamente diferente do que estou acostumada e também foi a primeira medal race da temporada. Conseguir defender o pódio nesta competição faz ganhar mais confiança para o Campeonato Mundial”, finalizou.
Giovanna Prada retornará ao Brasil para seguir treinando com o pai, Bruno Prada, medalhista olímpico em Pequim 2008 e Londres 2012. A atleta seguirá o cronograma de preparação na cidade de Ilhabela, litoral norte de São Paulo.
Apoio à vela Jovem
A vela brasileira tem como destaque o Núcleo de Base do programa da Confederação Brasileira de Vela – CBVela junto com a Secretaria Especial do Esporte e a Secretaria de Especial do Alto Rendimento – SNEAR do Ministério da Cidadania para a vela jovem pelo Convênio 920223/2022.
O projeto ajuda no fomento à modalidade desde o ano passado. Sede da Rio 2016 e de outros grandes eventos da vela, a Marina da Glória, na capital fluminense, recebe adolescentes entre 13 e 17 anos para treinos visando eventos nacionais e internacionais da Vela Jovem. Outros campings de treinamento foram realizados no Clube Naval Charitas, em Niterói (RJ).
O trabalho leva jovens atletas a se aperfeiçoarem na modalidade, com o propósito de levá-los ao alto rendimento, incluindo participações em classes olímpicas e pan-americanas.
Sobre a CBVela
A Confederação Brasileira de Vela (CBVela) é a representante oficial da vela esportiva do país nos âmbitos nacional e internacional. É filiada à Federação Internacional de Vela (World Sailing) e ao Comitê Olímpico Brasileiro (COB).
A vela é a modalidade com o maior número de medalhas de ouro olímpicas na história do esporte do Brasil: oito. Ao todo, os velejadores brasileiros já conquistaram 19 medalhas em Jogos Olímpicos.