Nadador Thiago Pereira na festa de encerramento da temporada 2025 de seu projeto social

Esportes

O projeto Nadando com Thiago Pereira promoveu, na sexta-feira (12), no Parque Aquático Municipal de Volta Redonda (RJ), a cerimônia de encerramento da temporada 2025. A programação reuniu alunos, familiares, equipe técnica e o medalhista olímpico Thiago Pereira em um dia de integração, com atividades aquáticas e recreativas, brinquedos infláveis, jogos na piscina e a entrega de lanches, pipoca, livros e brindes. A iniciativa marcou a conclusão do calendário anual do programa, voltado ao atendimento de crianças e adolescentes da rede pública.

Criado pelo Instituto Thiago Pereira, o projeto oferece, desde agosto de 2022, aulas gratuitas de natação para jovens de 7 a 17 anos, com foco na prevenção de afogamentos, segurança no meio aquático e ampliação do acesso ao esporte.

Ao longo do ano letivo, os participantes passaram por atividades direcionadas ao desenvolvimento das técnicas básicas de natação, aumento da autoconfiança na água e aprendizado de práticas fundamentais para evitar situações de risco, eixo central da proposta do projeto.

Thiago Pereira está entre os primeiros atletas olímpicos brasileiros a implementar um programa contínuo com esse objetivo, integrando esporte, educação e proteção de crianças e adolescentes.

“Mais um ano de projeto, um ano desafiador. Tivemos o risco da Lei de Incentivo ao Esporte quase acabar, mas agora ela fica fixa, sem necessidade de renovação, o que foi uma grande vitória para o esporte. Vamos aumentar para mais um núcleo do projeto e espero que a gente continue com esse sucesso, a cada ano melhor, com mais pessoas fazendo parte”, destacou o medalhista olímpico, prata nos Jogos Olímpicos de Londres 2012 e maior medalhista pan-americano da história.

Durante a programação, Thiago Pereira acompanhou as turmas dos períodos da manhã e da tarde, participou das atividades propostas e liderou dinâmicas de integração com crianças e adolescentes, além de alinhar processos operacionais com a equipe técnica.

A mãe do nadador, Rose Vilela, também participou do evento. ”O Thiago Pereira é uma inspiração pra todos nós. Muito feliz em estar aqui com as famílias. Esse projeto do Thiago, além de salvar vidas, ele une as pessoas, une a família. A gente tem a percepção da importância das famílias envolvidas nas atividades das crianças”.

Atualmente, o projeto atende 360 alunos, distribuídos em 20 turmas, com aulas realizadas duas vezes por semana. Desde sua criação, mais de 700 crianças já participaram da iniciativa. “A gente fica feliz pelo quarto ano do projeto, dando continuidade a essas parcerias. Agradecer à Núclea, à CSN, à Estácio e à Mitsui por estarem mais uma vez conosco nessa empreitada desse projeto. É com muita alegria que chegamos a essa confraternização”, afirmou o coordenador Carlos Eduardo de Sá.

O Nadando com Thiago Pereira tem patrocínio de Núclea, CSN (Companhia Siderúrgica Nacional), Estácio/Instituto Yduqs e Mitsui Sumitomo Seguros, por meio da Lei de Incentivo ao Esporte, além de apoio da Prefeitura de Volta Redonda (RJ) e realização do Ministério do Esporte.