Foram diversas ações do Instituto Esporte e Educação nos núcleos Capistrano de Abreu, Casa Blanca, Feitiço da Lua e Jaguaré, na capital paulista; Carapicuíba, na Grande São Paulo; e São Sebastião, no litoral paulista, fortalecendo os princípios do esporte educacional
Outubro, 2025 – O Projeto Rede de Núcleos, do Instituto Esporte e Educação (IEE), movimentou diferentes núcleos no “Sábado Esportivo e Educacional do IEE”. Uma série de atividades integradas mobilizou 250 crianças e jovens, fortalecendo os princípios do esporte educacional e ampliando os espaços de diálogo, aprendizado e convivência. Foram diversas ações, ao longo do sábado (11), nos núcleos Capistrano de Abreu, Casa Blanca, Feitiço da Vila e Jaguaré, na capital paulista; Carapicuíba, na Grande São Paulo; e São Sebastião, no litoral paulista.
O Núcleo Capistrano de Abreu, na Zona Leste de São Paulo, e o Núcleo São Sebastião, no litoral, realizaram a Etapa Regional do Circuito de Voleibol, indo além das disputas esportivas. A área de saúde, com foco na Educação Sexual, foi tema no Capistrano de Abreu. Já no São Sebastião, os alunos apresentaram atividades culturais sobre inclusão e igualdade de gênero, tema da sequência didática desenvolvida no núcleo.
Foram 90 participantes no Capistrano de Abreu, incentivando a prática do voleibol e o protagonismo juvenil, promovendo a socialização entre estudantes de diferentes turmas e núcleos do IEE, conscientizando sobre a importância dos cuidados com a saúde sexual e ampliando as parcerias com instituições da área da saúde. Uma abordagem de forma respeitosa e cuidadosa, garantindo o conforto dos jovens participantes e de suas famílias, previamente informadas sobre as estratégias da ação, com a participação dos colaboradores do CTA (Centro de Testagem e Aconselhamento) Itaim Paulista.
No São Sebastião, o evento reuniu 40 estudantes em partidas de voleibol realizadas dentro da metodologia do esporte educacional, em categoria mista, valorizando a cooperação, o respeito e o trabalho em equipe. O encontro também contou com dinâmicas de música e dança, promovendo momentos de integração, expressão e diversão entre os participantes. Assim, incentivou a prática do voleibol, promoveu o desenvolvimento da autonomia, socialização e protagonismo juvenil, e a compreensão da importância dos princípios da inclusão e da igualdade de gênero no esporte.
Ações no Casa Blanca, Feitiço da Vila, Jaguaré e Carapicuíba – O dia também foi de muitas atividades para 80 estudantes dos CEUs Casa Blanca e Feitiço da Vila, na Zona Sul da capital paulista, na etapa local do Circuito de Jovens – Saúde e Autocuidado. As ações foram voltadas à conscientização sobre a importância da atividade física e do autocuidado. Os jovens trocaram mensagens e lembranças de afeto, fortalecendo os laços e os sentimentos de pertencimento e respeito mútuo. A iniciativa promoveu integração, reflexão e fortalecimento dos vínculos entre os participantes.
Já na etapa do Circuito em Carapicuíba, na Grande São Paulo, e Jaguaré, na Zona Oeste da capital paulista, o tema foi Boa Comunicação. Encerrando o ciclo de ações, 40 jovens participaram das atividades com foco na Boa Comunicação, trabalhada por meio da organização do evento e da mediação dos jogos. A proposta reforçou a importância do diálogo, da escuta ativa e da cooperação como pilares do esporte educacional.
“Essas ações demonstram o compromisso do IEE em promover formações integrais e experiências significativas por meio do esporte, estimulando o desenvolvimento físico, social, emocional e cidadão dos jovens participantes”, afirma Celiane de Oliveira, coordenadora pedagógica do IEE.
O Projeto Rede de Núcleos – Estruturado a partir de parcerias locais e institucionais, o Rede de Núcleos é considerado referência na comunidade ao redor. Em 2024, o Projeto atendeu a 7.825 crianças e jovens em núcleos na Capital Paulista, na região metropolitana de São Paulo (Osasco, Carapicuíba, Cajamar e Embu) e no Interior do Estado (Pindamonhangaba e São Sebastião), Rio de Janeiro e Pernambuco. Os alunos têm programação semanal de atividades esportivas, festivais e competições, projetos culturais e comunitários, levando os conteúdos desenvolvidos, aproximando os núcleos e os professores das comunidades atendidas, promovendo a prática esportiva, com muito movimento, união, educação e alegria.
O Projeto Rede de Núcleos conta com os seguintes parceiros: Mercado Livre, SHELL Brasil, Instituto Motiva, Novelis, Bank Of America, Cogna Educação, Aché, Comgás, Pfizer, Polimix, Astrazeneca, Grupo Eternit, Grupo SIMPAR, Banco ABC, Grupo Mobile, Grupo Omnicom, WALLERSTEIN, Santil, TrackAndField via Lei de Incentivo ao Esporte / Ministério do Esporte / Governo Federal, ROCHE e Bloomberg e BARUEL.
Sobre o Instituto Esporte e Educação – Criado em 2001 pela medalhista olímpica Ana Moser, o Instituto Esporte e Educação (IEE) já atendeu a 7,7 milhões de crianças e jovens e capacitou mais de 65 mil professores e educadores em todo o Brasil. Sua metodologia já chegou em 27% dos municípios brasileiros (1.548).
A metodologia do IEE é baseada nos princípios do esporte educacional: inclusão de todos, construção coletiva, respeito à diversidade, educação integral, rumo à autonomia. Além das esportivas, as atividades realizadas são nas esferas da cultura, saúde, cidadania, protagonismo juvenil e ação comunitária.
Saiba mais sobre o IEE:
Site: www.esporteeducacao.org.br/
Facebook: https://www.facebook.com/esporteeducacao/
Instagram : https://www.instagram.com/instituto.esporteeducacao/
Linkedin : https://www.linkedin.com/company/institutoesporteeeducacao/
ZDL
Doro Jr. – MTb 13209 – dorojr@zdl.com.br – 11 984579723
Deborah Mamone – MTb 15148 – deborah@zdl.com.br – 11 991628967
Site: www.zdl.com.br
Facebook: www.facebook.com/ZDLSports
Instagram: www.instagram.com/zdlsports
Foto: IEE / Divulgação