Troféu de montadoras é a novidade na 10ª temporada da Fórmula E

Esportes

O Campeonato Mundial ABB FIA Fórmula E confirmou prêmio para reconhecer a melhor fabricante do ano. 

O evento, que está com seu circo montado em São Paulo, conta com seis montadoras entre as 11 equipes no grid.

São elas: Electric Racing Technologies, Jaguar, Mahindra Racing, Nissan, Porsche e STELLANTIS.

A pontuação utilizada para premiar a fabricante campeã será a do Mundial de Equipes, com pontos atribuídos com base no desempenho dos dois carros.

Quem somar mais pontos vence, assim como os pilotos. Os extras da pole position e da volta mais rápida também serão contabilizados.

A Jaguar é a líder por enquanto do Troféu das Fabricantes após três corridas disputadas em 2024. O desempenho dos carros da Jaguar TCS Racing e da Envision Racing nas etapas realizadas na Cidade do México e em Diriyah foram fundamentais.

“Isso levou muito tempo para ser feito e marca um verdadeiro marco na evolução do Campeonato, pois captura o espírito competitivo que alimenta a Fórmula E”. 

”Nossos fabricantes  ultrapassam os limites da tecnologia e da sustentabilidade no automobilismo. As suas contribuições são vitais, não apenas para moldar o futuro das corridas, mas também para o avanço da tecnologia dos veículos elétricos para as ruas”, disse Alberto Longo, co-fundador da Fórmula E.

Esta iniciativa promete maior visibilidade para as montadoras, aproveitando as plataformas digitais e de transmissão da Fórmula E para contar histórias.

O troféu será entregue ao fabricante vencedor no final da temporada, durante a cerimônia de entrega dos prêmios da Fórmula E. Além disso, a montadora ganhará um patch – assim como no futebol – para identificar nos capacetes, carros e roupas no ano seguinte.

O E-Prix será neste sábado (16), novamente no Sambódromo do Anhembi, na zona Norte da capital paulista, com a largada prevista para às 14h03.